Associação Brasileira de Brangus
Login:   Senha:  
  história
  diretoria
  sócios
  técnicos
  interatividade
  fale conosco
  comunicados
  rank
  catálogo
  genealogia
  trocar a senha
  denúncias
             reclamações
  artigos técnicos
  Revista Brangus
  clima
  eventos
  notícias Brangus
  notícias RSS
  download
  fotos
  vídeos


Matéria atualizada 31/07/2019

Palermo 2019: Brangus consagra seus grandes campeões

Com sol pleno e arquibancadas lotadas, a raça Brangus, que mais cresce no Norte, julgou seus grandes campeões machos e fêmeas.

No júri, a cargo do renomado assessor Carlos Ojea Rullán, buscou-se premiar animais funcionais e equilibrados para raça. Inclusive, no caso dos machos, onde ganhou um touro vermelho, que representa uma população menor que o Brangus negro, a busca poderia ser vista para distinguir um bom pai para os colorados Brangus.

Estritamente falando, do lado dos machos, o Grande Campeão Macho Brangus era do box 645, da Nantex SA e da Juan Debenardi SRL. O exemplar, que irá completar dois anos em setembro, é um touro vermelho "muito carnicero, com área de olho de bife e circunferência escrotal espetacular", avalia Pedro Borgatello. "Ele será um bom pai." O animal nasceu em sua cabana La Cautiva, localizada em Chalacea, Córdoba.

"Eu realmente encontrei um touro muito completo, será bom para o Colorado (Brangus)", disse Ojea Rullán. O júri observou que devemos continuar a apontar para funcionalidade, correção estrutural, bom prepúcio e características carnívoras.

Para Victor Navajas, presidente da Associação Argentina Brangus, a raça "está longe do seu teto e tem muito a crescer". Sobre o trabalho do júri, ele disse: "Foi muito didático, entendeu-se o que ele queria transmitir por funcionalidade e equilíbrio."

Enquanto isso, o Reservado Grande Campeão Macho Brangus era do box 662, de La Sultana SA e Pradera del Norte SA. "É muito completo, com boa estrutura, muita classe e musculatura", disse Mauricio Groppo, da La Sultana.

Fêmeas
Do lado das melhores fêmeas, a Grande Campeã Fêmea da raça era do box 756, das empresas La Sultana-Capil SA e Las Lajitas SA. Esta fêmea tem 24 meses e está prestes a ter sua primeira cria.

A grande campeã foi criada pela La Sultana em Bell Ville e depois a Capil SA e a Las Lajitas SA adquiriram 50%.

"É muito equilibrada, harmoniosa, com muita correção estrutural", disse Groppo, da La Sultana.

A fêmea tem antecedentes muito bons. Sua mãe foi a Grande Campeã Fêmea em Palermo em 2016 e sua avó também o fez em 2012. Segundo Groppo, a fêmea será doadora de embriões para as três empresas que agora possuem. "Ela é uma fêmea de uma família de boas vacas", disse ele.


Grande Campeã Fêmea Brangus. La Sultana-Capil SA e Las Lajitas SA A 
Crédito: Facundo Rivolta-Brangus


"O Brangus está passando por um excelente nível mundial, fazendo um pódio. Aqui vieram da Colômbia, México, Equador, Brasil, Paraguai para ver (a raça)", disse ele.

O presidente da Associação Argentina Brangus destacou do que foi observado no julgamento das fêmeas: "É uma raça madura, consistente, que é apenas uma pequena amostra do que os rodeios de produção representam em seu verdadeiro ambiente. Cada vez têm mais participação no volume de gado comercial ".

Nas fêmeas, a Reservada Grande Campeã Fêmea era do  box 753, de El Impenetrável, Pampa del Infierno (Chaco) e Ganadera del Celé. Em terceiro lugar ficou a do box 781, de El Porvenir, de Walter Orodá.

Fonte: La Nacion





Mais Notícias
Rodada tripla oferta Angus, Brangus e Braford
Produções selecionadas de machos e fêmeas foram apresentadas durante três dias pela TV
Brangus enchem pista em Sant'Ana do Livramento
Recinto do Sindicato Rural de Sant'Ana do Livramento sediou o "8° Leilão Parceria Genética" e o "18° Leilão Touros da Fronteira"
Remate Tellechea Associados atrai compradores de vários estados brasileiros
Compradores de Sergipe, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná foram às compras no Tellechea Associados
Remate BT BASCA ofertou bovinos e eqüinos Crioulos
Paranaenses voltaram às compras e a oferta de potrancas Crioulas foi um sucesso
Cabanha São Bibiano fatura alto em Uruguaiana
Tradicional evento do criador Antonio Bastos Filho ofertou bovinos Angus e Brangus, além de cavalos Crioulos
Fêmeas Red Brangus puxam as vendas da São Rafael
Também foram ofertados em São Borja, RS, reprodutores de genética apurada das gerações 2016 e 17
Fêmeas puxam as vendas da Capanegra
Evento promovido por Fernando Dornelles Pons integrou a programação da Expofeira de Bagé
 
 
Redes Sociais :
Rua Piratininga, 908 Jardim dos Estados
Campo Grande, MS - CEP: 79020-240 - Fone: (67) 3321-1316
developed by