10 estados e DF são reconhecidos livres de aftosa

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) oficializou nesta terça-feira (27/05) o reconhecimento de dez estados e o Distrito Federal como livres de febre aftosa com vacinação. O anúncio foi feito durante a 76ª Sessão Geral Plenária da Organização, em Paris.

Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins, além do Distrito Federal retomam o reconhecimento vigente até 2005, quando foram diagnosticados eventos sanitários no Mato Grosso do Sul e Paraná.

Com o anúncio, no total, 15 estados brasileiros passam a ter este reconhecimento, dos quais Rio Grande do Sul, Rondônia e Acre livres de aftosa com vacinação e Santa Catarina, livre da doença sem vacinação. Tais unidades da federação já detinham este status sanitário junto a OIE.

Com relação ao Mato Grosso do Sul, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio   Kroetz, informou que a Comissão Científica para Doenças dos Animais da OIE solicitou informações adicionais, parte das quais já foi entregue pela delegação do ministério. Segundo Kroetz , o conjunto dessas informações será avaliado em julho próximo, o que poderá culminar também com o reconhecimento daquele estado. 

Fonte: www.agricultura.gov.br

Anterior
Anterior

Associação de Brangus venezuelana tem blog

Próximo
Próximo

Brangus participa de Nacional no Paraguai