Associação Brasileira de Brangus

View Original

2020: um ano de adaptação e muitas conquistas para Associação Brasileira de Brangus

O ano de 2020 foi cercado de incertezas e situações adversas que jamais pensaríamos estar passando. Nesse período de dificuldades, a Associação Brasileira de Brangus (ABB) teve que se reinventar e se adaptar ao que chamam de “novo normal”. Apesar de tudo, não temos o que reclamar, pois 2020 foi um ano de muitas conquistas, superações e realizações para entidade e principalmente para a raça.

Check-Up Brangus
O início do ano começou com a troca da diretoria, eleita para o biênio 2020/2021. A primeira ação da nova gestão foi a realização do “Check-Up Brangus”, uma ação de diagnóstico institucional realizada com o objetivo de avaliar e indicar ações estratégicas para o futuro da associação e o mercado para raça, conduzida pela empresa PRADO Estratégias para Agronegócio.

Manifesto Brangus
Ainda nos primeiros dias do ano a ABB iniciou a produção do Manifesto Brangus. O foco do projeto era mostrar o quanto os touros e as matrizes Brangus são capazes de se adaptar aos diversos biomas do Brasil. O manifesto foi lançado no dia 8 de julho no canal do Youtube da entidade, além da ampla divulgação nas redes sociais e site institucional.

Planejamento Estratégico da ABB
Em decorrência do que foi levantado no Check-Up Brangus, a Associação dedicou grande esforço para estruturar o seu Planejamento Estratégico da entidade, com a intenção de determinar as ações pelo futuro da ABB, alinhar a comunicação, as estratégias de fomento, o marketing, os processos e o crescimento de mercado da raça.

Eventos comerciais
O sucesso dos eventos comerciais promovidos este ano superaram as expectativas, tanto para os leilões tradicionais como para os novos. A procura pela raça foi estrondosa, garantindo a liquidez nas pistas, além do crescimento substancial das médias e ofertas obtidas pelos animais.

Atividades dos Conselhos
A pandemia impactou, mas não impediu as atividades e reuniões rotineiras do Conselho Técnico e do Conselho Fiscal. Ambos os colegiados, por meio de encontros virtuais, mantiveram suas rotinas de trabalho e aceleraram suas providências. Tal medida possibilitou que o Conselho Técnico realizasse reuniões com o corpo técnico da Brangus, discutisse o regulamento da raça, participasse das reuniões com o grupo ALBrangus, organizasse o treinamento virtual para o colégio de jurados, aprovasse a incorporação de três novos técnicos para raça (um na Bahia e dois no Rio Grande do Sul) e aprovasse também a atualização do sistema Brangus para fase dois. Num grupo composto especificamente para tratar pautas de genética, a discussão sobre a genômica segue avançando para que a ABB tenha um banco de dados de avaliações genômicas consolidadas de todos os programas de melhoramento genético.

Venda de sêmen
Durante os leilões foi possível observar o vertiginoso crescimento do interesse de centrais de inseminação por reprodutores Brangus, com grande destaque pela alta demanda de sêmen de touros Brangus para cobrir fêmeas F1, uma excelente alternativa de cruzamento focado na produção de carne de qualidade. Esse aumento da procura por sêmen Brangus comprova a expansão da raça em todo território brasileiro, posicionando o Brangus como uma importante ferramenta de produção da pecuária competitiva. É o Brangus ganhando a preferência nacional.

Crescimento do número de registros
A Associação Brasileira de Brangus teve um recorde em número de serviços em 2020. Até dezembro foram realizados 22.409 serviços de registros genealógicos na entidade, o que representa 22% a mais do que os 18.301 do ano anterior.

Crescimento do número de sócios
Outro número que apresentou crescimento na entidade foi a quantidade de sócios, com um aumento de 13%. Esses números só provam o quanto a raça cresceu e que a busca por esses animais está superior aos anos anteriores. A raça abrangeu novos sócios em 12 estados brasileiros, sendo eles em Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Consultoria Executiva
O Planejamento Estratégico da ABB, apresentado em outubro, resultou em propostas de ações com prioridades diferentes para os setores de gestão, marketing e técnico da raça. O plano foi exposto virtualmente para todos os colaboradores, técnicos e sócios. Numa forte demonstração de maturidade institucional e com forte viés de gestão empresarial a ABB contratou a empresa PRADO Estratégias para agronegócios para um serviço de consultoria executiva, para coordenar a implementação desse plano que já está em andamento.

O que vem por aí
Com um time cada vez mais coeso e determinado a protagonizar o sucesso da raça, em 2021 a Associação Brasileira de Brangus vai implementar os projetos e as ações prioritárias ao desenvolvimento da instituição. Retomaremos as campanhas que foram interrompidas e desenvolvidas durante a pandemia e vamos consolidar algumas parcerias institucionais de peso. Estamos planejando uma série de eventos para promoção e discussão técnica da raça.

Iniciaremos o próximo ano com muito trabalho, confiantes na qualidade da raça Brangus e no potencial de contribuição que ela tem com a pecuária nacional.

Vamos adiante por mais Brangus.