Associação Brasileira de Brangus

View Original

Radar Brangus ouve criadores catarinenses e reforça crescimento da raça no Estado

A Associação Brasileira de Brangus (ABB) ouviu, na noite desta sexta-feira (18/10), criadores catarinenses que vêm apostando na utilização da raça Brangus em suas propriedades com foco em uma pecuária de resultados. O Radar Brangus, evento itinerante promovido pela entidade afim de escutar seus associados, reuniu cerca de 50 pecuaristas no Parque de Exposições Valmor Lunardi, em Chapecó (RS). O Estado, segundo o executivo da ABB, Roberto Grecellé, registou crescimento expressivo no número de sócios nos últimos três anos, totalizando hoje 33 criadores. Tendência seguida também na venda de sêmen Brangus que, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), teve alta de 207% nos últimos cinco anos (2019 – 2023). “Chama nossa atenção ainda o salto nos registros de exemplares da raça no Estado. Isso nos sinaliza que os pecuaristas estão de olho em uma pecuária mais profissional, eficiente e em entregar ao mercado uma carne de qualidade. Eles estão vendo que isso é possível com o Brangus”, destacou.

O evento, que contou com a presença do presidente da ABB, Cacaio Osório, e também do presidente da Associação Argentina de Brangus, Maurício Groppo, reforçou ainda a capacidade de o Brangus performar bem em diferentes ambientes e climas. Técnico da entidade e criador, Gil Tozatti trouxe exemplos de desempenho da raça em regiões desafiadores, como de seca e até mesmo de frio extremo. “Lá em cima tem Brangus produzindo carne de excelente qualidade. Não é para qualquer raça essa adaptação”, afirmou.

E é essa qualidade que a ABB busca colocar na vitrine no Congresso Mundial Brangus 2026. O evento ocorrerá em Londrina (PR) e foi um dos temas abordados pelos criadores na 5ª edição do Radar. “É uma satisfação e ao mesmo tempo uma responsabilidade realizar o Mundial no Paraná. Contamos com o apoio de toda a pecuária nacional para mostrar a qualidade do Brangus brasileiro para o mundo”, sinalizou o vice-presidente da ABB, Cristopher Filippon. Presidente da Brangus Argentina, último país a receber o Congresso, Groppo ressaltou a importância de sediar um evento de grande proporção e representatividade como o previsto para ocorrer no Brasil daqui dois anos. “Representou um salto para o Brangus na Argentina. É uma vitrine importante para mostrar o que, neste caso, o Brasil está fazendo no Brangus”, reiterou o dirigente.

Na mesma noite, a ABB promoveu mais edição do ‘Asadito Brangus’, com degustação de carne Brangus e bate-papo entre os associados.

Crédito da foto: Nataly Porto