Prova de Machos Central Bela Vista contará com 20 animais
Promovida pela Associação Brasileira de Brangus (ABB) em parceria com a Central Bela Vista, a Prova de Eficiência Alimentar em machos da raça contará com 20 exemplares de propriedades de Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Os animais, pertencentes a Brangus Santo André, de Reginópolis (SP), Brangus Saga, de Serranópolis (GO), Cachoeira do Campo, de Serra Salitre (MG), e VPJ Pecuária, de Mococa (SP), já chegaram ao Centro Tecnológico da Central Bela Vista, em Botucatu (SP), onde, durante 77 dias, terão seu Ganho Médio Diário Residual (GDAR), Eficiência Alimentar Residual (CAR), Área de Olho de Lombo por Ultrassom (AOLUS), Espessura de Gordura Subcutânea por Ultrassom (EGSUS), Percentagem de Gordura Intramuscular por Ultrassom (GIMUS) e Perímetro Escrotal (PE) analisados. O objetivo é identificar aqueles que conseguem produzir mais carne consumindo menos alimento.
Coordenadora de projetos técnicos da ABB, Ândrea Plotzki Reis, destaca que, após o sucesso da avaliação com fêmeas, a associação e a Bela Vista seguem firmes no compromisso de gerar dados que impulsionem o melhoramento genético da raça. “A realização dessa prova em diferentes regiões do país, como Centro-Oeste e Sul, fortalece ainda mais o trabalho de seleção, permitindo que os criadores tenham mais informações para tomar decisões estratégicas baseadas em eficiência e produtividade. Esse é mais um passo para consolidar o Brangus como uma raça moderna e competitiva no mercado”, acrescenta.
Segundo o supervisor de Produção e Pesquisa da Central Bela Vista, Matheus Henrique Vargas de Oliveira, a primeira edição da prova Top Brangus Machos representa um marco na avaliação de reprodutores jovens da raça. "Nosso objetivo é identificar precocemente animais com alto potencial genético, garantindo maior eficiência produtiva e qualidade, tanto para o cruzamento industrial quanto para os núcleos de seleção. Durante a prova, avaliamos características essenciais, como eficiência alimentar, qualidade de carcaça – medida por ultrassonografia – morfologia e características seminais. Esses atributos são fundamentais para impulsionar o melhoramento genético da raça e, consequentemente, aumentar a rentabilidade dentro da porteira. Diante das crescentes exigências do setor pecuário por produtividade e qualidade, essa seleção criteriosa dá aos produtores maior segurança na escolha de animais superiores, resultando em rebanhos mais eficientes e competitivos no mercado."
O Dia de Campo com anúncio dos resultados do teste está previsto para 25 de abril.
Crédito da foto: Matheus Henrique Vargas de Oliveira