Associação Brasileira de Brangus

View Original

Os campeões da ExpoBrangus 2021

Julgamento ocorreu na manhã deste domingo no Parque de Exposições da Agrícola e Pastoril, em Uruguaiana

O bom momento vivido pela raça Brangus foi comprovado na ExpoBrangus 2021, que começou na última terça-feira e encerrou ontem (30/5), com o julgamento dos animais de argola. O evento foi realizado nas instalações do Parque de Exposições Agrícola e Pastoril de Uruguaiana (RS) e reuniu alguns dos principais plantéis da raça sintética. A promoção foi do Núcleo Brangus Sul e da Associação Brasileira de Brangus (ABB).

O julgamento dos animais de argola começou às 8h, com a avaliação das fêmeas. O jurado Manoel Francisco Zirbes Rodrigues, da Cabanha Santa Camila, de Alegrete (RS), escolheu como Grande Campeã a fêmea box 25 tatuagem Impenetrable 24, de propriedade de Antonio Guerra Soares, da Estância Carcávio, de Santana do Livramento. O criador é o atual presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). “Sou criador de Braford há 30 anos, mas estamos entrando no Brangus para diversificar e ganhar mercado”, adiantou.

O animal, que é filho do touro Rancho 1256 TE – Francesco, também foi apontado como Campeã Novilha Maior. “Estamos muito satisfeitos em conquistar um título de Grande Campeã em nossa primeira exposição, em uma pista tão pesada e com concorrentes de altíssima qualidade”, destacou Soares.

A Reservada Grande Campeã foi a box 3 tatuagem TEIB 107, da Fazenda Quatro Linhas, de Guaíba, dos criadores Eduardo Dumoncel e Camilla Menezes. A terneira, de 314 quilos, é filha do touro LaConquista 68 TE – Cafeteiro e da vaca Sultana Jackie 1131 FRA 439 TE. “Estamos muito felizes de começar com o pé direito nas exposições”, salientou Camilla, que é filha do ex-técnico do Grêmio e da Seleção Brasileira Mano Menezes.

O título de Terceira Melhor Fêmea ficou com a novilha box 26 tatuagem TE 5042, da Cabanha São Bibiano, de Antonio Bastos Neto, de Uruguaiana. A fêmea tem 590 quilos e é filha do touro Yas e da vaca São Bibiano. “Sempre entramos em pista para competir, mas os outros concorrentes também eram muito bons”, afirmou o criador. “O prêmio mostra que a gente está fazendo a coisa certa”, acrescentou.

Machos – Entre os machos, o Grande Campeão foi o box 47 tatuagem Mãe Rainha X05, da Fazenda Mãe Rainha, de Edson Ribeiro Colombo, de Lages (SC), que também estreava em exposições da raça Brangus. O touro é filho de Origenes Elegido L3943 – Terço e Maçambará LA 55“O nosso criatório está na primeira geração e entramos nas exposições em uma pista muito pesada”, elogiou.

O animal box 48 tatuagem Rancho 1256 TE – Francesco, da Estância Carcávio, foi o Reservado de Grande Campeão. “Esse touro é irmão inteiro da Grande Campeã”, afirmou Soares. O Terceiro Melhor Macho foi o box 42 tatuagem 22 JTE, dos criadores Raul Gonçalves Southall e Marcio Weber, da Cabanha Vacacaí e Fazenda da Ranada, de Santa Margarida do Sul e Lages, respectivamente.

O título de Suprema Campeã da ExpoBrangus ficou com a fêmea que havia vencido como Grande Campeã dos animais de argola, da Estância Carcávio. O Supremo Campeão foi o touro box 43 tatuagem E067, da JMT Agropecuária, de São Gabriel. “Conquistar os títulos de Grande Campeão Individual Rústico e Supremo Campeão premia o nosso trabalho”, destacou o administrador da JMT, Carlos Waihrich Filho.

Qualidade - O alto nível dos animais foi destacado pelo jurado. “Os criadores e a Associação estão de parabéns, pois tanto as fêmeas como os machos são animais de muita qualidade”, observou. O vice-presidente da ABB, João Paulo Schneider da Silva, ressaltou o grande número de animais e criatórios que participaram da mostra. “A ExpoBrangus foi a melhor exposição da raça Brangus que eu já presenciei”, completou o dirigente.

Grande Campeã e Suprema Campeã Argola

Reservada Grande Campeã Argola

Terceira Melhor Fêmea Argola

Grande Campeã Individual Rústica

Grande Campeão Argola

Reservado Grande Campeão Argola

Terceiro Melhor Macho Argola

Grande Campeão Rústico Individual, Supremo Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça