A raça Brangus tem como qualidades marcantes a rusticidade e a adaptação
O Brangus é uma raça sintética criada nos Estados Unidos a partir das raças Aberdeen Angus e do Brahman
O Brangus é uma raça sintética criada nos Estados Unidos a partir das raças Aberdeen Angus e do Brahman. No Brasil, também se usa o Nelore para a produção de Brangus; qualquer uma dessas duas raças (Nelore ou Brahman) pode ser usada no cruzamento para a produção de Brangus, desde que se respeite a proporção de 5/8 Angus e 3/8 zebu. Sendo o objetivo da criação dessa raça atender à necessidade de um gado adaptado às regiões mais difíceis de criação do gado europeu.
Para que os criadores entendam essa proporção de 5/8 de sangue Angus e 3/8 de sangue zebu (Nelore ou Brahman), isso se deve ao fato de que, na criação do Brangus, procura-se a interação entre a rusticidade, tolerância ao calor, fertilidade, longevidade e resistência a infestações de ectoparasitas do zebu, junto à fertilidade, à habilidade materna, à precocidade e a excelentes qualidades de carcaça e carne do Angus.
O porte do gado Brangus é médio, com pelo fino e brilhante; sua pelagem é de coloração negra ou castanha, podendo ainda apresentar algumas pintas brancas na região umbilical; a pele é fina e média, bem pigmentada.
O boi Brangus possui um pequeno cupim entre o pescoço e as espáduas; já a vaca Brangus, tem um bom desenvolvimento do úbere e das tetas, além de ter, como característica marcante, a precocidade sexual, podendo ser enxertada aos 15 meses de vida. Quanto aos novilhos, eles são muito bem aceitos no mercado devido à qualidade de sua carne, bastante marmoreada.
Por falar em qualidade da carne, o Brangus segue a mesma linha do Angus, no que se refere a isso, pois a raça sintética (raça formada pelo cruzamento de duas ou mais raças) apresenta uma carne marmorizada e com boa distribuição de gordura, a exemplo do Angus. Além disso, o rendimento da carcaça desse animal chega a alcançar 60%, o que torna a criação altamente favorável para os produtores e donos de frigoríficos, já que essa carne é disputada em mercados internos e externos.
Por ter como uma de suas principais características a adaptação, o Brangus tem a capacidade de se acostumar, com grande facilidade, aos diversos tipos de clima e flora, além de possuir a capacidade de transformar forragens grosseiras em proteínas. A raça recebeu essa característica do zebu, que conferiu ao Brangus o elemento essencial de adaptação ao clima subtropical e aos principais parasitas internos e externos.
Outra característica da raça é a precocidade, como já foi dito anteriormente, que permite às fêmeas serem precoces ao primeiro parto e serem férteis, com grande habilidade materna, podendo produzir até os 14 anos ou mais. Além disso, podemos citar os partos facilitados, altos pesos na desmama e no sobreano e grande ganho de peso tanto no pasto quanto no confinamento.
Por fim, o Brangus é uma raça com aptidão para produção de carne. Sendo assim, uma raça voltada para corte. Os novilhos dessa raça apresentam baixo peso ao nascer e conseguem ganhar peso rapidamente, mesmo nos meses secos, quando algumas raças paralisam o desempenho.
Fonte:Portal Agropecuário