ABA e Marfrig lançam certificação da Carne Angus
A certificação da Carne Angus no centro do país foi consolidada no sábado (02) com a presença de mais de 150 pessoas no lançamento ocorrido na Unidade II do Frigorífico Marfrig, em Promissão (SP). O Programa Carne Angus Certificada, da Associação Brasileira de Angus (ABA), em parceria com o Marfrig na região Sudeste, terá certificação com preços superiores – com valorização sobre a tabela Esalq –, e pagamento igual ao valor dos machos para algumas categorias de fêmeas.
Conforme o presidente da ABA, José Paulo Dornelles Cairoli, que junto com o diretor-presidente do Marfrig, Marcos Molina dos Santos, abriu o evento, a parceria valorizará a cadeia produtiva da carne brasileira. “Além do crescimento da Angus no país, através do cruzamento industrial, haverá valorização nas vendas tanto no mercado interno quanto externo”, citou.
O coordenador do Programa Carne Angus Certificada, Fernando Velloso, salientou para o diferencial agregado pela carne Angus através das características de precocidade, deposição de gordura e de marmorização, inerentes à raça. O gerente de projetos especiais do Marfrig, Roberto Barcellos, ressaltou para a visão do Marfrig, voltada para a integração com os fornecedores e o foco nos clientes. “Fizemos um evento ilustrativo para mostrar a importância da carne Angus e com a presença de personalidades da pecuária nacional e tradicionais clientes da raça.”
Barcellos referiu-se à presença de proprietários de churrascarias, clientes do Marfrig, como Barbacoa, Parrilla Pobre Juan, Porcão e Vento Aragano, todos com estabelecimentos localizados no Sudeste.
Durante o evento foram apresentadas quatro carcaças com diferentes classificações de gordura (terminação) e realizadas simulações dos preços recebidos pelo produtor para cada tipo apresentado. A demonstração reforçou para o padrão de exigência da indústria frigorífica, que representará melhor remuneração ao fornecedor, e também proporcionou que criadores visualizassem carcaças aprovadas para certificação no Programa Carne Angus.
O ator Tarcísio Meira, produtor rural há mais de 30 anos no Pará, com foco no cruzamento industrial, fez um depoimento sobre os benefícios do uso da genética Angus. Em Mesa-Redonda específica para promover a raça, Tarcísio evidenciou sobre a importância do Programa Carne Angus no que tange à valorização da qualidade dos animais.
Outro momento do evento foi a visita orientada à unidade Promissão II, uma das mais modernas plantas industriais da América Latina. Os produtores verificaram todas as dependências da fábrica e também os currais de abate com animais Angus de diferentes categorias.
Os participantes ainda observaram modernas carretas usadas para o transporte de animais que minimizam o estresse e evitam contusões, cuidados difundidos pelo Bem-Estar Animal. No final das atividades, o assador Arildo (vindo de Campo Grande/MS), promoveu uma degustação de carne Angus vinda de um lote de animais da M&M Pecuária, propriedade de Tarcísio Meira.
A parceria da ABA com o Marfrig possibilitará certificação de animais Angus que estejam, inicialmente, num raio de 500 Km da unidade do Marfrig, em Promissão.
Outras informações podem ser obtidas no site do Carne Angus: www.carneangus.org.br
Fonte: Associação Brasileira de Angus