ABB se preocupa com o meio ambiente

Associação trocou jornais e revistas por site para evitar poluição com papel

Há um ano e meio, a Associação Brasileira de Brangus (ABB) reformulou sua página na internet para dar mais opções de conteúdo aos associados e interessados na raça. Além disso, foi extinta a produção de revistas e jornais. “Acreditamos que pelo site, as pessoas têm mais recursos para se informar sobre a raça, podem interagir com a Associação com comentários e sugestões, além de não poluir, já que não produzimos papel para ser jogado no meio ambiente”, garante o presidente da Associação, Marcos Lemos Meirelles.

O Ministério do Meio Ambiente busca maneiras de diminuir a poluição. Uma delas, o Programa de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, ampliou o plantio de florestas para seiscentos mil hectares/ano, até 2007. Para este ano, a expectativa é de que sejam plantados 520 mil hectares, suprindo principalmente a indústria de papel e celulose. O papel é formado por fibras celulósicas que se entrelaçam umas com as outras, garantindo a sua resistência. A principal matéria-prima para a obtenção industrial dessas fibras é a madeira, proveniente do tronco das árvores. Além das fibras da madeira, também podem ser utilizadas as fibras de bambu, bagaço de cana, algodão, linho e sisal. Trapos de tecido também chegaram a ser empregados pelos chineses na produção de seus primeiros papéis.

No Brasil, a produção de celulose e papel utiliza essencialmente espécies de eucalipto, que levam de seis a sete anos para atingir a idade de corte (muito menos do que em qualquer outro lugar do mundo)Para produzir uma tonelada de papel são consumidas cerca de 20 árvores de eucalipto. Algumas espécies de pinus também são utilizadas, principalmente na região Sul do país. A produção de celulose baseia-se principalmente em florestas plantadas, embora alguns países asiáticos, a América do Norte e a Europa ainda utilizem florestas nativas.

Para evitar o corte de tantas árvores, a ABB trabalha atualmente com o site, que além de passar as notícias sobre a raça e a pecuária em geral, possibilita busca de animais pela genealogia, catálogo de touros, classificados, previsão do tempo atualizada, cotação, mapa de sócios e de técnicos, ranking e serviço de comunicados online.

Anterior
Anterior

CNA analisa embargo da UE à carne brasileira

Próximo
Próximo

Brangus participa da feira de Houston, EUA