ABIEC viaja para Europa e Ásia para promover carne bovina brasileira

Uma delegação da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (ABIEC) vai viajar mais de 35 mil quilômetros neste mês de abril para promover a qualidade da carne bovina brasileira. A agenda internacional inclui um desembarque em Barcelona, na Espanha, onde acontece até o próximo dia 3 de abril a feira Expoalimentaria, e passagem por Cingapura, onde será realizado um churrasco no dia 9 de abril para promoção da carne brasileira, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Embaixada local, além de participação na FHA – Food&HotelAsia – entre 8 e 11 de abril
“A definição desta agenda de viagem envolveu dois mercados muito importantes para a carne, que são a Europa e Ásia. A União Europeia já foi nosso principal importador e temos trabalhado muito para reconquistar espaços na região, enquanto o continente asiático representa o futuro para o segmento alimentício”, explica Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC. É a primeira vez que a indústria brasileira de carne bovina participa do Salão Internacional da Alimentação e Bebidas (Expoalimentaria) e da FHA.
Além de Barcelona, a ABIEC também deverá visitar o continente europeu em outubro, quando participará da SIAL, em Paris, disseminando as qualidades técnicas, sanitárias e sustentáveis da carne bovina nacional a um mercado que, segundo estimativas, terá necessidade de importar cada vez mais carne bovina para suprir a necessidade de sua população.
A Ásia também tem sido um frequente destino para os executivos da Associação. No ano passado, foram realizadas visitas a Mianmar, Tailândia, Hong Kong, Iraque, Irã, incluindo uma primeira passagem por Cingapura. “Apesar de ainda não figurar entre os maiores compradores de carne bovina brasileira, nós vemos um enorme potencial para Cingapura”, explica Camardelli. O Brasil exportou, em 2013, 9,7 mil toneladas de carne para Cingapura, totalizando US$ 42,9 milhões.

Sobre a ABIEC
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 25 empresas do setor no país, responsáveis por 95% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz 10,2 milhões de toneladas de carne bovina, 19,5% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o país registrou crescimento de 288% no valor de suas exportações, atingindo o recorde histórico de US$ 6,6 bilhões em faturamento em 2013 e consolidando a posição de maior exportador mundial de carne bovina.

Fonte: ABIEC

Anterior
Anterior

Brangus participa da 54º Expolondrina

Próximo
Próximo

Ministério amplia acesso a mercados da carne brasileira