Associação Brasileira de Brangus

View Original

Argentina Teme Não Conseguir Honrar Cota Hilton

A Argentina está em contagem regressiva pois faltam menos de três meses para o ciclo 2009/10 da Cota Hilton terminar e o país ainda precisa enviar 60% do contingente estipulado. Os números oficiais mostram que em 58% do prazo previsto, foi entregue apenas 20% do contingente. 

Nos primeiros sete meses do ciclo 2009/10 (julho 2009 a janeiro de 2010) as exportações argentinas dos cortes da cota Hilton à União Européia (UE-27) foram de apenas 5.647 toneladas, segundo registros oficiais do Senasa. Isso quer dizer que a partir de fevereiro haverá cinco meses para apresentar as 24.675 toneladas restantes da cota.

Em 5 de Fevereiro, o ONCCA (Escritório Nacional de Controle do Comércio Agropecuário) disse que "num prazo não maior que 30 dias" faria o final da entrega do contingente. Mas esse prazo já expirou e ainda não foi possível repassar o restante do contingente.

Devemos lembrar que a partir da segunda quinzena de junho as transferências devem ser feitas por via aérea - com uma custo adicional enorme, pois não haverá tempo para que os navios cheguem à Europa antes do final de junho.

Neste cenário, muitos diretores de frigoríficos exportadores estão preocupados  por não exergarem como suficiente o tempo restante para despachar o montante remanescente da cota Hilton. As possibilidades de fracasso eminentes.


Fonte: www.infocampo.ar