Arroba do boi em MT variou acima da inflação nos últimos 12 meses

O preço da arroba do boi em Mato Grosso valorizou mais que a inflação nos últimos doze meses para o produtor e indústria. De acordo com análise do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, apesar da alta no atacado, o varejo registrou variação negativa. A inflação medida pelo IGP- DI da Fundação Getúlio Vargas (FGV) esteve em 6,14% no acumulado dos últimos 12 meses.
A constatação foi que o preço real da arroba do boi gordo em fevereiro deste ano (R$ 100,24) não está nem entre os 20 maiores preços reais da série histórica do Imea. Além disso, se comparado com o maior valor real da história (R$ 119,08/@), que foi registrado no mês de
novembro de 2010, percebe-se que o preço atual é 15,82% menor.
O analista do Imea, Fábio da Silva, explica que, analisando os valores nominais da arroba, ou seja, o preço ainda com o efeito da inflação, é possíver perceber uma elevação. "Deflacionando os preços para fevereiro deste ano, é destacado também o aumento da arroba acima da inflação. Isso quer dizer que o ganho do pecuarista em valores reais estão altos".
Ele ressalta que toda a cadeia da bovinocultura mato-grossense passou por um momento positivo. Na mesma análise, o atacado também registrou preços variando acima da inflação. Já no varejo, cujos preços são pagos pelos consumidores, houve uma variação negativa. "Em termos reais, a carne bovina ficou mais barata para o consumidor".
Para o analista, o momento é raro e foi motivado, no varejo, pela a desoneração dos impostos federais ocorrida em março do ano passado. Com relação ao preço pago ao produtor e para a indústria, o cenário foi formado pela seca nos estados do Centro-sul e pelo excesso de umidade em Mato Grosso. "As chuvas prejudicaram o escoamento da produção mato-grossense. Isso fez com que as indústrias pagassem valores acima para motivar a venda para os pecuaristas".

Fonte: G1

Anterior
Anterior

Há espaço para altas no mercado internacional, diz Marfrig

Próximo
Próximo

Leguminosas consorciadas com capim geram cardápio rico em proteínas para o gado