Associação Brasileira de Brangus prepara certificação de carnes
A Associação Brasileira de Brangus (ABB), que reúne produtores desta raça de boi no país, está preparando um selo de qualidade para carne originária deste rebanho, disse o conselheiro administrativo da entidade, Augusto Barbosa Caldeirão, à CarneTec.
“A raça Brangus está começando um programa de certificação. Fizemos um protocolo no Ministério (da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e vamos começar a certificar os animais a partir deste ano”, disse Caldeirão.
O treinamento dos primeiros certificadores do programa está sendo realizado atualmente, segundo ele.
No Brasil, a raça Brangus é geralmente originada do cruzamento das raças angus e nelore. Esse cruzamento viabiliza a expansão mais rápida da genética angus no rebanho do país, já que a raça Brangus está mais adaptada às condições climáticas brasileiras que o animal puro angus, segundo Caldeirão.
“É uma carne que apresenta qualidades semelhantes à da raça angus no marmoreio e maciez. Geralmente, o animal é abatido bastante precoce. Então é uma carne de alta qualidade no mercado”, disse.
A demanda por carne Brangus tem aumentado no país, com crescimento anual de 30% a 35% na comercialização de sêmen e de touros Brangus, segundo Caldeirão.
O número de registros da raça Brangus no Brasil cresceu 80% nos últimos dez anos, para 10,8 mil animais, segundo dados da ABB divulgados em junho.
Fonte: CarneTec - Anna Flávia Rochas