Austrália Ganha Acesso Ao Seleto Mercado Da UE
Austrália, o segundo maior exportador de carne depois do Brasil, ganhou o acesso ao mercado da carne de alta qualidade na União Europeia. As exportações deste tipo de carne bovina da Austrália haviam enfrentado uma tarifa de 20% na Europa, mas um novo acordo permite o acesso livre (duty-free) da carne australiana no mercado europeu.
"Temos trabalhado cooperativamente com a União Europeia nos últimos meses, detalhando os nossos sistemas de controle de qualidade e inspeção para garantir que nossas ações e processos satisfaçam as exigências da UE", disse o ministro da Agricultura da Austrália, Tony Burke em uma declaração. Completou ainda dizendo que as exportações de carne para a UE ultrapassam 11.000 toneladas ao ano.
O primeiro movimento da UE no sentido de uma tarifa-cota livre para carne de bovino de alta qualidade foi em agosto do ano passado, para uma oferta global de 20.000 toneladas adicionais a cada ano. Em maio do mesmo ano a Austrália procurou conversações urgentes com a UE sobre um novo contingente de carne, quando os E.U. e Europa se uniram para organizar uma longa campanha contra hormônios na carne.
O acesso ao mercado da UE chega num momento em que a força do dólar australiano coloca pressão sobre as exportações de carne do país.
Fonte: www.americarne.com