Balança: exportações de soja e carne bovina batem recorde
As exportações brasileiras de soja e carne bovina bateram recorde de janeiro a maio deste ano, segundo o secretário de comércio exterior do MDIC, Daniel Godinho. Segundo ele, as vendas externas de carne bovina também tiveram o melhor maio da história.
Outros produtos, como celulose, couros e peles e minérios de cobre, também tiveram recorde de vendas externas no acumulado dos cinco primeiros meses de 2014. O secretário informou também que as exportações de produtos básicos apresentaram queda de 7,2% em preço, mas subiram 11,7% em quantidades embarcadas de janeiro a maio.
Segundo Godinho, os preços das commodities estão inferiores a 2013. Somente as quantidades vendidas de milho e açúcar em bruto não foram suficientes para compensar a queda nos preços. "O aumento das quantidades vem mais que compensando a queda nos preços dos produtos básicos", afirmou.
O crescimento das exportações está sendo puxado pelos embarques de soja. No caso do minério de ferro, há uma perda de receita de US$ 700 milhões em relação aos cinco primeiros meses de 2013. A queda nos preços do produto foi de 11,8%, enquanto as quantidades embarcadas subiram 8,5%.
"A demanda menor e a oferta maior sobretudo do minério de ferro da Austrália tiveram efeito significativo no preço. A queda elevada nos preços não está sendo compensada pela quantidade embarcada", explicou.
Fonte: Estadão Conteúdo