BNDES Pretende Unir Frigoríficos Em Recuperação

O BNDES está disposto a criar uma sociedade entre frigoríficos em delicada situação financeira, com preferência àqueles em recuperação judicial. A justificativa do plano é que uma associação de empresas teria maior poder de negociação e consequentemente mais chances de se recuperar. O BNDES estaria disposto a ser parte fundamental dessa holding, financiando não só a volta das atividades como um aumento das mesmas.

O centro da operação naturalmente seria o Independência, uma vez que o BNDES possui uma fatia societária de 30% da empresa. Dois dos nomes cogitados para se unirem são o Margen e o Quatro Marcos que chegaram a anunciar uma fusão não concretizada no ano passado e acabaram "engolidos pela crise". A soma das dívidas dos três frigoríficos citados é de 2 bilhões de reais. 

Com a ajuda do banco, a estimativa é de que as três empresas faturem 3 bilhões de reais no primeiro ano de atividade. Isso sem contar o impacto social; as plantas arrendadas ou paralisadas seriam reativadas e isso traria muitos empregos para as cidades onde estão localizadas as plantas. Vale lembrar que são cidades pequenas e dependentes das empresas para movimentar sua economia.

Esta associação será particularmente boa para a resolução de atritos entre o BNDES e o Independência. O banco chegou a entrar na justiça para pedir de volta os mais de 250 milhões de reais investidos no frigorífico por não concordar com o plano de recuperação apresentado aos credores, dentre outros fatores. O Independência se defende dizendo que o banco se omitiu nas negociações com os credores. O fato é que se esta associação acontecer, todos vão ganhar, especialmente o BNDES e o Independência.

Fonte: Relatório Reservado

Anterior
Anterior

JBS Busca Estratégias Para Elevar Lucros

Próximo
Próximo

Inundações Na Argentina Reabastecem Confinamentos