Bovinocultura marca presença na Superagro 2007

O Brasil possui  o maior rebanho bovino comercial do mundo, com cerca de 206 milhões de cabeças e ocupa o primeiro lugar nas exportações mundiais de carne bovina, responsável por cerca de 26% das exportações internacionais. Minas Gerais possui o terceiro maior rebanho bovino do país, com 22,1 milhões de cabeças, e lidera com o plantel de várias raças, a exemplo do Guzerá.Para se ter uma idéia da importância da pecuária de corte no estado, Minas ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de produção de carne bovina com cerca de 850 mil toneladas anuais.     

Boa parte da pujança da pecuária de corte de Minas estará presente na 47ª. Exposição Estadual Agropecuária, um dos eventos-âncora da Superagro 2007, maior mostra do agronegócio do Estado e que será realizada no complexo Parque de Exposições da Gameleira / Expominas, de 28 de maio a 3 de junho, em Belo Horizonte. O evento é uma  promoção do governo do Estado junto com a Federação da Agricultura de Minas (Faemg) e contará ainda com a 10ª. Expocachaça e os segmentos de laticínios, fruticultura, cafeicultura e silvicultura e os estreantes: apicultura e floricultura.

A Exposição Agropecuária contará com a presença das raças de corte Nelore, Brahman e Charolês e, também, daquelas de dupla aptidão (corte e leite), Guzerá e Gir. Na exposição, esses animais participam de negócios de compra e venda, inclusive de material genético, leilões, julgamentos e provas funcionais, que premiam aqueles que mais se aproximam do padrão morfológico de cada raça.

Momento positivo

Atualmente em momento de aumento de oferta pelo pico de safra anual (entre os meses de abril e junho), o mercado vive bom cenário, com crescimento constante em volume de exportações e manutenção dos preços em valores interessantes para o produtor. Em Minas, o preço da arroba do boi gordo rastreado está cotado em R$ 53, o que demonstra uma estabilidade positiva.

De acordo com José Alberto Pires, coordenador da Comissão Técnica de Pecuária da Emater-MG, a pecuária mineira de corte vive também momento de avanço em qualidade, com esforços conjuntos do governo do Estado e dos próprios produtores para o melhoramento genético, saúde e nutrição dos animais, assim como a capacitação da mão de obra nas fazendas. “O mercado da carne está muito aquecido, mas pode mudar a qualquer momento se tivermos problemas de doenças no rebanho, por exemplo. Por isso, cuidar da questão sanitária tem sido nossa maior prioridade”, explica Pires. Outras metas do setor são o melhoramento do rebanho comercial com a transferência da qualidade dos rebanhos de elite através de programas como o pró-genética e melhores condições nutricionais dos animais.

Neste último fator, inclui-se o sistema de integração lavoura-pecuária, em que produtores são orientados a recuperarem áreas de pastagens degradadas para produção de grãos para a ração ou de pastagem melhorada, aumentando o valor nutricional do pasto. O sistema, que traz benefícios financeiros e ambientais aos produtores, será um dos trabalhos apresentados pela Embrapa Milho e Sorgo na Superagro.

Boi de Capim

A cadeia produtiva de bovinos criados à pasto (o que significa cerca de 90% do plantel nacional) também será apresentada ao público que visitar a feira no estande “Boi de Capim”, promovido pela Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). O estande trará todos os momentos da produção; da preparação do pasto, sanidade e seleção genética dos animais ao abate e exportação da carne, promovendo maior interação com o público em geral para que conheça melhor os produtos que consome.

O mercado da carne ainda estará representado no evento pela presença da Associação dos Frigoríficos do Estado de Minas  Espírito Santo e Distrito Federal (Afrig) e do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Carnes e Derivados de Minas, (Sinduscarne). As duas instituições terão estande institucional para divulgar o trabalho de defesa das indústrias frigoríficas.  

SuperAgro Minas 2007
28 de maio a 3 de junho
Parque de Exposições da Gameleira – Expominas – BH
Mais informações: www.superagro.ima.mg.gov.br

Fonte: Portal Cultivar Bovinos

Anterior
Anterior

Servidores do Incra marcam greve para segunda

Próximo
Próximo

Abertas inscrições para curso em RO