Brangus apresenta potencial de expansão da raça no Brasil em feira nos Estados Unidos

O potencial de expansão do uso da raça Brangus nos rebanhos brasileiros chamou atenção das comitivas que visitaram a Houston Livestock Show and Rodeo, exposição realizada em Houston (EUA), onde a Internacional Brangus Breeders Association realiza seu encontro anual de criadores. O potencial comercial da raça em cruzamento com os zebuínos que povoam as vastas áreas de pecuária do Brasil foi tema de apresentação realizada pelo executivo da Associação Brasileira de Brangus (ABB), Roberto Grecellé, no evento, que reuniu mais de 200 criadores norte-americanos e lideranças da América Latina e Central de 5 a 8 de março. “Foi um momento incrível de apresentação de todo o potencial do Brasil, de fortalecimento das relações internacionais e de mostrar tudo o que poderemos exibir aos visitantes durante o Congresso Mundial do Brangus, que ocorrerá em Londrina (PR) em 2026”, frisou Grecellé. O dirigente esteve acompanhado do vice-presidente da ABB e criador Cristopher Filippon, que, depois de uma participação no evento em 2024, volta em 2025 para trazer mais detalhes da produção Brangus brasileira aos criadores norte-americanos.

Durante a visita, os representantes da ABB ainda acompanharam a exposição de animais e dois dias de julgamentos. O grande vencedor da exposição foi o criador Dustin Scott Valusek, de Fort Worth, Texas, que levou o grande campeonato nos machos pretos com o touro RCC Unorthodox 804K1 e o título de reservado nas fêmeas pretas com MP MS Finley 74L7 “Kiki”. Animado com o projeto apresentado pelo Brasil, Valusek já garantiu presença no evento brasileiro. “Estou entusiasmado para retornar ao Brasil no Congresso Mundial de 2026”, sinalizou aos dirigentes brasileiros.

Juventude Brangus

Durante visita à exposição em Huston, a comitiva da ABB ainda se reuniu com o movimento Brangus Júnior, grupo que reúne filhos de criadores norte-americanos, jovens interessados na raça e curiosos. O movimento, que tem mais de 300 jovens e 30 anos de atividades em prol do Brangus nos Estados Unidos, detalhou seu sistema organizacional e ferramentas de autofinanciamento. “São jovens envolvidos voluntariamente com a associação em um regime de funcionamento exemplar. Sem dúvida, levaremos esse modelo para fomentar as ações do grupo de jovens Brangus, que é meta da atual diretoria”, salientou Grecellé.

Anterior
Anterior

Criador americano será jurado da raça Brangus na ExpoLondrina 2025

Próximo
Próximo

Congresso Mundial Brangus 2026 será lançado na ExpoLondrina