Brangus desbrava o Brasil
Relatório do 1º semestre de 2011 da ASBIA aponta aumento de 29%.
A forte demanda pelo Brangus – em função de toda sua versatilidade – no Centro-Oeste mostra que mesmo em regiões de campos mais pobres, pecuária menos intensiva e regiões muito quentes, a raça passa a ser uma importante opção.
Segundo o médico veterinário e técnico da Associação Brasileira de Angus, Fernando Furtado Velloso, o Brangus vendeu em 2010 mais de 134 mil doses de sêmen. “É esperado um bom crescimento nos dados de 2011. Considerando que o Angus vendeu quase 1,8 milhão de doses, observa-se que o potencial de crescimento é muito grande, pois nos programas de cruzamento há muito espaço para uso do Brangus em fêmeas F1”, relata o profissional, que também presta consultoria agropecuária.
Velloso afirma isto por que muito do sêmen Angus vendido é destinado para inseminar matrizes Nelore. “Praticamente todo o sêmen de Angus vendido no Brasil é para cruzamento. Dos quase 1,8 milhão de doses de Angus vendidas em 2010 aproximadamente 15% foram vendidas no Rio Grande do Sul. Os demais 85% são vendidos para programas de cruzamento fora do RS, e assim podemos dizer que produzem Brangus. Estamos falando de rebanhos comerciais que produzem animais para abate e uma pequena parcela para plantéis que produzem reprodutores”, observa o veterinário.