Brangus é destaque em julgamento e leilão

Resultados de julgamento e Leilão serão divulgados ainda hoje no site

Desde sexta-feira, 18, a raça brangus está presente nos galpões de argola da 43ª Expoagro, com exemplares de criatórios dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Ontem, aconteceu o julgamento dos animais de nove criadores expositores, totalizando 51 animais.

À noite foi realizado o leilão Brangus Classic, que os criadores Gap Genética, Agrícola Anamélia, Brangus Santa Alice, Brangus Santa Cruz e BR Texas. Foram ofertados 500 animais de corte e 21 touros. O evento ocorreu no tattersal “Walter Guaritá”, com o martelo da Trajano Silva Leilões. Os participantes, também, puderam degustar o sabor da carne do brangus, que foi servida aos presentes.

Paralelo a exposição, durante todos os dias, a BR Texas, dos criadores Carlos Viviani, Orlando Martins, Fábio Borges e José Luiz Arbiza, realiza um shopping de Brangus, a mil metros do recinto. O frigorífico Marfrig realizou uma palestra sobre o programa da carne Angus, aos pecuaristas presentes no parque de exposições.

Segundo José Arbiza, também coordenador da raça na Expoagro, “os expositores ressaltam a concentração de esforços na divulgação das qualidades emergentes do uso de tecnologia de ponta na produção de carne, tanto para o consumidor como para o consumidor final, pensando nisto, foi criado este elo de ligação entre o Sul e o Centro-Oeste”. Arbiza afirma que o Brangus é um exemplo vivo da genética moderna, “pois desfila nos campos do Brasil superando limites geográficos e impondo características como rusticidade, conversão alimentar, habilidade materna, longevidade, qualidade de carne, conformação de carcaça, ganho de peso, uniformidade do tipo e pelagem, resistência às doenças, touros raçadores, fertilidade, precocidade e ideal para cruzamento com outras raças”.

QUALIDADE BRANGUS

A raça Brangus tem características favoráveis ao desenvolvimento da pecuária de corte nacional. A principal, segundo os criadores, é a qualidade da carne, acentuada pelo marmorizado, herança natural do Aberdenn Angus. Os técnicos explicam que a carne mais macia do Brangus também resulta da ação de um complexo enzimático formado por calpaína e calpastatina.

Luiz Arbiza afirma que, a pecuária moderna tem como objetivo principal a busca da eficiência na área de produção de comercialização. Acreditando ser este o caminho certo, os criadores buscam qualidade de carne nas reses abatidas, “A escolha de uma raça é tão importante quanto o grau de investimento em tecnologia e formação da produção”, diz ele,

Comentando sobre o condicionamento dos animais da raça, Arbiza observa que os bovinos organizam-se em grupos sociais (rodeios), gerando uma hierarquia. A maturidade sexual (puberdade) ocorre quando as características físicas, espermatogênicas e o comportamento estão suficientemente desenvolvidos e coordenados, para que haja um serviço fértil. Em raças de corte a maturidade sexual é mais precoce em bons touros. “A hierarquia social dos touros pode influenciar muito na atividade sexual; portanto, devemos tomar cuidado na escolha de bons reprodutores”, finaliza o coordenador da raça, convidando criadores do Estado e visitantes, “para prestigiar os eventos do Brangus na Expoagro”.

Fonte : Diário MS

Anterior
Anterior

Renegociação de dívidas será facilitada diz Mapa

Próximo
Próximo

Marfrig anunciará regras do Programa Carne Angus