Brangus brilha na Expointer 2011
Olhos D´Agua e Guapiara foram destaques no julgamento
Uma segunda-feira com muita chuva e barro na pista. Assim pode ser definido o dia 29 de agosto de 2011 em Esteio no Rio Grande do Sul, cidade sede da 34ª edição da Expointer, a maior exposição agropecuária da América Latina. Foi com este cenário em que machos e fêmeas da raça Brangus foram julgados pelo argentino Maurício Groppo na pista 6 do parque de exposições Assis Brasil, palco da 6ª etapa do ranking nacional da raça Brangus. Apesar do tempo pouco favorável, a raça se mostrou “forte” e brilhou e cumpriu a agenda conforme a programação organizada pelo Núcleo Brangus Sul Riograndense, presidido pelo criador Raul Victor Torrent.
Fêmeas A abertura das avaliações em pista ocorreu com as fêmeas. No fim da manhã a novilha “Olhos D Agua 4G 7019 Patroa” foi apontada como a grande campeã da Expointer 2011. Após receber o título de campeã novilha maior, a fêmea foi a grande vencedora na grande final, para a alegria do seu criador e expositor Antonino Souza Dorneles, selecionador na Estância Olhos D´Agua de Alegrete/RS. “Patroa” é filha de “Olhos D´Agua 6g6670 Mi Patro” com “Olhos D´Agua Typeleo 38a 4634” e pesou 688kg aos 22 meses. A JMT Agropecuária de Santa Maria/RS repetiu o feito da 10ª ExpoBrangus (Campo Grande/MS) e conquistou novamente o título de reservada de grande campeã com “JMT Katita 7138”, reservada campeã novilha maior aos 24 meses e 714kg. O animal é fruto do acasalamento de “Três Cruces Cardenal 4312 TE” com “JMT 3886”. Da Estância Olhos D´Agua veio também a campeã bezerra maior, “Olhos D´Agua 5G 7206 Pérola” que na disputa final foi escolhida como a terceira melhor fêmea do evento. A terneira de 12 meses e de pelagem vermelha, é filha do reprodutor “Três Cruces Cardenal 4312 TE” com a matriz “Olhos D´Agua Prince 4G6153”.
Machos
O secretário da agricultura, pecuária e agronegócio do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi esteve presente no julgamento da raça Brangus e juntamente com o presidente do Núcleo Brangus Sul Riograndense, Raul Torrent, fez a entrega da faixa de grande campeão para o touro “Guapiara BR 1521 Guarani” campeão touro jovem aos 29 meses e 908kg. Filho de “Sundance OF Brinks 392g9” com “Sta Alice Jp070TE” o animal foi exposto pela Agropecuária Guapiara de Castro/PR que conquistou o título pela primeira vez em Esteio. “Gap Negrito F843”, campeão dois anos aos 23 meses e 858kg ficou com o reservado grande campeonato. Produto do acasalamento de “Gap C723” com “Gap A 710” o touro é de propriedade do branguista Eduardo Macedo Linhares da Gap Genética de Uruguaiana/RS. Da Cabanha Juquiry de Ricardo Bastos Tellechea de Uruguaiana/RS, veio o terceiro melhor macho da Expointer 2011. O título foi atribuído ao campeão bezerro maior “Juquiry TE 4856 Yacaré Formoso” de 12 meses. O terneiro é filho de “Ladicha 4803 Cuatrero” com “Rediba P2140 do Carumbé”.
A próxima exposição que contará com a participação da raça forte é a ExpoPrudente de 06 e 11 de setembro em Presidente Prudente/SP.
Em breve mais fotos do Brangus em Esteio.
Post: Nathã Carvalho
Imprensa e Comunicação
Associação Brasileira de Brangus
comunicacao@brangus.org.br