Associação Brasileira de Brangus

View Original

Brasil avança para melhorar status quanto à febre aftosa

O estado de Roraima teve sua classificação para febre aftosa alterada esta semana de risco alto para médio em relação à doença. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, assinou instrução normativa alterando a classificação, em Boa Vista, capital do estado.
Roraima, Amapá e Amazonas são as três áreas no país ainda não declaradas livres da doença. Com a mudança no status de Roraima, o estado junta-se ao Amazonas, também considerado de médio risco. O Amapá ainda é catalogado como uma região de risco elevado. Segundo o Ministério da Agricultura, o último caso de febre aftosa em Roraima foi no município de Caroebe, em 2001.
Marcelo Abdon
Objetivo do Mapa é que o rebanho em todo o território brasileiro seja decretado livre da doença: Só três estados ainda não o sãoObjetivo do Mapa é que o rebanho em todo o território brasileiro seja decretado livre da doença: Só três estados ainda não o são.
O objetivo do Ministério da Agricultura é que em 2015 o Brasil seja reconhecido pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) como país livre da febre aftosa. Atualmente, a OIE reconhece 23 estados brasileiros e o Distrito Federal como livres da aftosa, com vacinação. O estado de Santa Catarina é o único a ter o status de livre da aftosa sem necessidade de vacinação. Segundo o ministério, o Brasil se mantém sem ocorrência de febre aftosa há oito anos.
Livres
Em junho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento formalizou, por meio de instrução normativa publicada no Diário Oficial da União, o reconhecimento do norte do Pará e dos estados de Alagoas, do Ceará, Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí e Rio Grande do Norte como áreas livres da febre aftosa.
Os estados haviam recebido certificado da OIE no dia 29 de maio. No ano passado, essas regiões já haviam recebido o reconhecimento nacional de erradicação da doença. A instrução normativa também concede o status de risco médio para a doença às cidades paraenses de Afuá, Breves, Faro, Gurupá, Melgaço e Terra Santa e partes dos municípios de Chaves e Juruti.
Segundo a assessoria de comunicação do Ministério da Agricultura, a expectativa é conceder o reconhecimento nacional aos três estados no ano que vem. Em seguida, será solicitada a certificação internacional. O objetivo é que todo o território brasileiro seja decretado pela OIE livre da doença.
O que
A febre aftosa é uma doença que causa febre, seguida de aftas, principalmente, na boca e nos pés de animais como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos.
Por que
Devido ao alto poder de difusão do vírus, os países estabelecem fortes barreiras à entrada de animais susceptíveis e seus produtos oriundos de regiões com ocorrência da febre aftosa.

Fonte: Tribuna do Norte