Brasil debaterá rumos da pecuária sustentável em 2026 em Londrina
O Brasil será terreno de profundos debates sobre os rumos da pecuária do futuro e o papel do Brangus na produção de proteína em diferentes biomas. Com o objetivo de trilhar caminhos para assegurar produtividade, lucratividade e menor impacto ambiental, foi lançado oficialmente, na noite desta quinta-feira (10/4) na ExpoLondrina, o Congresso Mundial Brangus 2026. O evento voltará os olhos de pecuaristas de todo o mundo para Londrina (PR) e para o Brangus nacional entre os dias 12 e 24 de março de 2026. Além de painéis exclusivos sobre tendências genéticas e seleção com foco sustentável que ocorrerão no Parque de Exposições Governador Ney Braga, o Congresso apresentará experiências reais de como o Brangus vem entregando carne premium de Sul a Norte do país. “Será uma grande oportunidade de mostrar que o Brasil está pronto para atender à crescente demanda global por alimento de qualidade, mantendo elevados padrões de produção e sustentabilidade”, destacou o presidente da Associação Brasileira de Brangus (ABB), Cacaio Osório. A programação ainda está em construção, mas já estão previstos julgamentos de gado rústico e de argola, eventos gastronômicos e leilões.
O lançamento reuniu lideranças e criadores de diferentes estados em agenda no início da noite de quinta, que contou com degustação de cortes Brangus. Presente no Asadito, o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, garantiu o apoio irrestrito da prefeitura municipal na realização do Mundial. Amaral é usuário de genética Brangus. O projeto também contará com o apoio da Sociedade Rural do Paraná. “Londrina está muito feliz com essa parceria com o Brangus. Temos certeza que será um grande evento. É o Brasil trazendo o mundo para dentro de casa. É uma semente que estamos plantando na vida do Brangus do Brasil”, afirmou o presidente da Sociedade, Marcelo Janene, durante a solenidade.
Além da agenda em Londrina, o Congresso integra giras técnicas por criatórios no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Segundo o presidente da Comissão do Mundial e diretor de Marketing da ABB, João Paulo Schneider, o Kaju, o Brangus é uma ferramenta para quem busca uma pecuária competitiva. “É a raça que entrega o que o mercado pede. Por sua capacidade de adaptação, precocidade sexual e eficiência de ganho de peso, o Brangus assegura resultados superiores. Com um saldo positivo de kg/ha/ano, o pecuarista terá uma receita maior - objetivo de qualquer sistema pecuário que queira perdurar na atividade -, além de carne de alta qualidade para o consumidor”, pontuou, apresentando em primeira mão a identidade do evento. Valorizando a fauna e a flora brasileira, o conceito mostra a pluralidade do Brasil, suas potencialidades e riquezas. “O pecuarista é um indivíduo que vive da natureza. Precisamos entender que, sem cuidar do planeta e produzir com eficiência, não temos como trabalhar nem prosperar”.
O pecuarista explicou que a Associação vem investindo em iniciativas que aprimorem a seleção dos rebanhos com foco na preservação ambiental. Entre elas, citou as provas de eficiência alimentar de touros e matrizes e a avaliação genômica. Notoriamente superiores em resistência, o Brangus brasileiro vem demonstrando que é capaz de, assim como o Nelore, cruzar longas distâncias no Cerrado, enfrentando sol e chuva. Sobre a escolha de Londrina como sede do evento, Kaju salientou seu papel estratégico para os negócios da raça. “É uma região que se conecta com MS, PR, SC e RS e, além disso, se destaca pelo potencial de sistemas como Integração Lavoura-Pecuária”.
O Congresso será ainda uma oportunidade para o intercâmbio de tecnologias utilizadas para o melhoramento genético dos rebanhos, troca entre criadores de diferentes nações, possibilidades de novos negócios e estabelecimento de parcerias internacionais. “Pecuaristas e representantes do agronegócio de mais de dez países estarão presentes. Será um ambiente de aproximação e fomento da raça. Um evento que certamente dará novos rumos para a pecuária do Brasil e do mundi”, aponta o executivo da ABB, Roberto Grecellé.
Confira o roteiro prévio:
Tour Pré Congresso
12 a 16 de março de 2026
RS, PR e SP
Congresso
17 a 21 de março de 2026
Londrina (PR)
Tour Pós Congresso
22 a 24 de março de 2026
MS
Crédito: Guilherme Vanzela