Campanha contra aftosa imunizou 97% do rebanho

O balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2007, divulgado nesta quinta-feira (14/02), registra a imunização de 97% do rebanho. Nas duas etapas da campanha, foram aplicadas 341,3 milhões de doses de vacina em 200,7 milhões de bovinos e bubalinos. Os dados, obtidos por meio das declarações dos criadores e das vacinações supervisionadas pelos Serviços Veterinários Estaduais, foram enviados ao Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A maioria dos estados manteve uma cobertura vacinal acima de 95%, índice considerado muito bom pelo Mapa. A média ficou em 97,8% nas unidades da federação classificadas como “Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação” (Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins). Santa Catarina é o único estado do país livre de febre aftosa sem vacinação, onde ela não é praticada desde o ano 2000.

Os demais estados alcançaram média de 89% de cobertura. Nesse grupo estão: Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.

Atualmente, 59% do território nacional, que concentra 89% do rebanho bovino brasileiro, é reconhecido pelo Mapa como livre de febre aftosa. Segundo o coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, Nilton Morais, aumentar esse percentual depende de todos os setores envolvidos. “Para chegarmos a ter todo o país reconhecido como livre de febre aftosa, é importante a participação de todos os elos da cadeia produtiva: produtores, profissionais dos setores público e privado”, destacou o coordenador.    

A campanha de vacinação contra a Febre Aftosa de 2008 já começou. Neste mês, devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 12 meses, do estado do Mato Grosso e de uma faixa do estado do Mato Grosso do Sul que faz fronteira com o Paraguai.

Fonte: www.agricultura.gov.br

Anterior
Anterior

Mapa discute comércio de carne com a UE

Próximo
Próximo

Começam as vendas dos ingressos da ExpoLondrina