Carne bovina do MS exportada para o Irã aumenta no primeiro trimestre
Segundo as informações as vendas acumularam 3,4 mil toneladas entre janeiro e abril deste ano, volume três vezes maior que as exportações registradas no mesmo período do ano passado, quando o mesmo país importou 1,1 mil toneladas da carne bovina sul-mato-grossense.
Para a gerente econômica do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, a venda para os iranianos, que ocupa hoje a quinta posição no ranking de países compradores da carne bovina de Mato Grosso do Sul, representa uma excelente uma recuperação de mercado, já que em 2011 o Irã era o maior importador da carne bovina in natura de do Estado, com 7,2 mil toneladas no primeiro quadrimestre daquele ano. Os embarques internacionais para o Irã representam 6,7% do total contabilizado em 2014.
"É estratégico para o mercado sul-mato-grossense vender a diversos países. E o estreitamento com o mercado iraniano é uma conquista para a pecuária do Estado, considerando que o valor pago por eles é maior do que em outros países", ressaltou Adriana, tomando como exemplo as exportações de abril, quando o Irã pagou US$ 4,49 pelo quilo da carne, enquanto que a carne paga pela Rússia, maior importadora, apresentou média de US$ 3,97 o quilo.
Fonte: Informações Famasul