Carne: Exigências do mercado são foco de trabalho
A Associação Brasileira do Novilho Precoce (ABNP), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está promovendo o Curso de Treinamento e Capacitação de Pecuaristas e Técnicos sobre Boas Práticas na Agropecuária. O projeto, dividido em três etapas, promove ação inédita no País em prol da implantação da cultura de boas práticas de produção nas propriedades pecuárias brasileiras.
A segunda fase, realizada entre os dias 21 e 22 de junho, durante a 13ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), contou com curso para técnicos, estudantes, pecuaristas, profissionais da área e demais interessados na atividade de vários estados brasileiros. Na ocasião, especialistas, consultores e representantes de empresas ligadas à produção orientaram os participantes sobre o Sistema Agrícola de Produção Integrada (SAPI) que busca implantar um programa de produção de carne com qualidade, com a elaboração de planos estratégicos e operacionais; conceito de boas práticas; instalações rurais e manejo de animais; manejo ambiental, alimentar, reprodutivo e sanitário; manejo pré-abate e bons tratos aos animais; rastreabilidade e certificação, entre outros temas.
Essa iniciativa objetiva fomentar a busca pela profissionalização da empresa rural. “O Brasil precisa, urgentemente, adotar sistema de produção aceito pelos mercados compradores da nossa carne e que cumpra os quesitos básicos de boas práticas. A parceria entre ABNP e MAPA é extremamente importante para a organização da base produtiva pecuária”, ressalta Constantino Ajimasto Jr., presidente da ABNP.
Com o projeto, a ABNP quer formar “multiplicadores” da cultura das Boas Práticas de Produção. “Nossa meta é plantar a semente ética das Boas Práticas nos alunos que, no futuro, serão os profissionais que determinarão os métodos de produção das propriedades agropecuárias brasileiras. Para continuar atingindo bons resultados e conquistar novos mercados, temos de ter transparência na produção. Queremos, com esse projeto, multiplicar os conceitos de qualidade, segurança alimentar, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente”, completa Ajimasto Jr.
A terceira fase do projeto englobará 14 cursos de dois dias, para mais de 1.400 pecuaristas pré-selecionados dos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Desse universo, 100 produtores serão escolhidos para participar efetivamente do projeto, recebendo gratuitamente assistência técnica para implantar as Boas Práticas de Produção Agropecuária em suas propriedades. Todos os cursos são gratuitos e os participantes recebem certificados.
Câmara Setorial da Carne Bovina do Estado – Ainda durante a Feicorte 2007, Constantino Ajimasto Jr, também presidente da Câmara Setorial da Carne Bovina do Estado de São Paulo, recebeu diversos representantes da cadeia produtiva do agronegócio, no dia 21 de junho, para a reunião da Câmara.
Na ocasião, o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, falou sobre sua recente visita à 75º Conferência Anual do Comitê Internacional da OIE – Organização Nacional para Saúde Animal, em Paris, viagem que teve como objetivo a busca por soluções para a reabertura das exportações da carne bovina paulista.
O secretário informou que a OIE deverá promover missões ao Brasil em agosto. Na visita, os membros da entidade internacional verificarão quais os procedimentos necessários para que o estado paulista volte a exportar para o continente europeu, após o embargo imposto com a detecção de aftosa no Paraná e Mato Grosso do Sul.
Os encontros da Câmara Setorial com as entidades do setor realizam-se a cada dois meses. O grupo ainda se reúne em agosto (dia 15, na Federação da Agricultura do Estado de São Paulo- FAESP), em outubro (dia 17, na Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo - SAA), e em dezembro (dia 12, na sede da Associação Brasileira do Novilho Precoce - ABNP). Também poderão ocorrer encontros extraordinários na Secretaria da Agricultura estadual e na sede da ABNP.
Mais informações: (11) 3129-3058 ou novilhoprecoce@terra.com.br.
Fonte: www.grupocultivar.com.br