Associação Brasileira de Brangus

View Original

Comissão Indonésia avalia rebanho bovino em RO

Uma comissão técnica integrada por representantes do Ministério da Agricultura da Indonésia esteve no município de Vilhena na quarta-feira (7) para avaliar a qualidade do rebanho bovino no Estado e as condições de trabalho dos frigoríficos locais.

A missão veterinária vai observar a qualidade sanitária da carne e o sistema de controle de vacinação contra febre aftosa do Idaron. Como a Indonésia é um país predominantemente muçulmano será necessário também o cumprimento de outras exigências, como o tipo de corte e embalagem da carne. O abate de animais é denominado "Halal" e é o método exigido pela religião islâmica, praticada por 80% dos indonésios.

Além do estado de Rondônia, a comissão visitará ainda os estados do Pará, Goiás e Mato Grosso. "A Indonésia pretende importar 400 mil toneladas de boi vivo e 50 mil toneladas de carne bovina in natura do Brasil. Entre as exigências estão a sanidade animal, frigoríficos com padrão internacional e autorização para exportação já concedida pelo Ministério da Agricultura e que produzam e embalem a carne nos moldes que a religião mulçumana exige. Rondônia possui todas estas especificações", explicou o presidente do Idaron, Augustinho Pastore, que estará recepcionando os indonésios durante a visita em Vilhena.

A comissão, que conta com quatro técnicos e um tradutor, também está sendo acompanhada pelo embaixador do país no Brasil, Bali Moniaga. Em Vilhena, a missão será recepcionada pelo presidente do Idaron, Augustinho Pastore, lideranças políticas e empresarias no Estado, onde assistirão uma palestra e conhecerão um frigorífico local que atende às exigências internacionais.

Fonte: www.portaldbo.com.br