Associação Brasileira de Brangus

View Original

Confinamento de gado bovino deve crescer 6,3% este ano

Após realizar mudanças em sua base de dados, a consultoria Agroconsult revisou para cima a estimativa para o número de bovinos que serão engordados no confinamento - sistema intensivo de engorda - neste ano. De acordo com a nova estimativa, os produtores brasileiros confinarão 4,66 milhões de cabeças de gado bovino este ano, crescimento de 6,3% na comparação com as 4,38 milhões de cabeças confinadas no ano passado.
Antes de revisar a base dados, a Agroconsult estimava que 4,05 milhões de bovinos teriam sido confinados no Brasil em 2013.
Segundo Maurício Nogueira, coordenador de pecuária da Agroconsult, o aumento do número de animais a ser confinado é reflexo de uma mudança na visão que o pecuarista tem do confinamento. "O produtor não faz só confinamento para ganhar dinheiro no cocho. Ele faz para colocar mais animal na fazenda. É uma ferramenta de manejo de pasto", afirma Nogueira. De acordo com ele, os produtores do país aumentam a "lotação" das propriedades rurais confinando mais gado bovino.
Além dessa mudança estrutural, Nogueira diz também que o preço do boi magro, vilão da atividade de confinamento neste ano segundo muitos analistas, só é realmente um problema em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. "A relação de troca entre boi gordo e boi magro ainda está favorável para o confinamento", diz. No caso da alimentação do gado, ele reconhece que o preço do milho não recuou como se esperava.

Fonte: Valor Econômico