Congresso de Reprodução Animal na Supergaro
O XVIII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal teve início na manhã de quarta-feira (03/06), como um dos eventos da Superagro Minas 2009.
Promovido pelo Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA), o evento terá palestras, simpósios e plenárias, além das sessões de posters, onde pesquisadores apresentam estudos em andamento. O Congresso prossegue até a sexta (5), promovendo o intercâmbio entre diversos temas das atividades da bovinocultura de corte e leite, equideocultura, caprinocultura, avicultura e suinocultura.
A estimativa do presidente do CBRA, Rodrigo Costa Mattos para o congresso é a participação de 1.000 profissionais do Brasil e de outros países para os três dias do evento. “Até o momento, registramos 800 inscrições. O número revela que a reprodução animal é uma área que estimula pesquisas e atrai investimentos”, destacou.
Entre os simpósios mais procurados está o de andrologia bovina, que foi realizado pela manhã. “Este simpósio é o carro-chefe do CBRA. Além disso, serão abordados temas como as proteínas seminais e congelação do sêmen. Este assunto é sempre instigante. Iremos discutir como identificar o potencial de fertilidade do sêmen. Além disso, traçaremos uma correlação do que se tem de novo nesse cenário.”
Biotecnologia – Na quinta-feira (04/06), o destaque será biotecnologia da reprodução, onde serão discutidos a produção in vitro, a eficiência da inseminação artificial em búfalos e a reprodução de gado de corte. “Vamos falar também do manejo reprodutivo dos bovinos”, disse. Já no dia 05, os destaques serão os simpósios de reprodução em cães, vaca, ovinos, suínos e equinos.
“O Congresso será uma oportunidade de aprimoramento tanto para os profissionais da área quanto para estudantes. Vamos buscar soluções para os problemas e limitações abordados, além de fazer um contraponto entre as experiências brasileiras e internacionais”, finalizou.
Fonte: Superagro - www.superagro.ima.mg.gov.br