Conjuntivite bovina preocupa criadores de gado do Ceará

Criadores de gado do Ceará estão preocupados com a saúde dos animais. Muitos apresentam conjuntivite, uma doença que irrita os olhos e pode até causar cegueira.


A conjuntivite bovina, popularmente conhecida como olho branco, é causada por uma bactéria. Em primeiro momento, os animais infectados ficam com os olhos irritados, muito vermelhos e lacrimejantes.


Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, na pequena comunidade do Cedro, em Cascavel, no litoral leste do estado, 10% do rebanho está contaminado.


Assim como a conjuntivite humana, a transmissão nos animais se dá pelo contato. A umidade e presença de insetos contribuem para a proliferação da doença. Se não for tratada, a conjuntivite bovina deixa os animais totalmente cegos. Nessa condição, eles têm dificuldade para se alimentar e podem acabar morrendo.

“Caso um animal apareça lacrimejando, com a pupila irritada, o olho irritado, o ideal é isolar o animal. Assim como no ser humano, a doença é muito contagiosa”, disse Eduardo Santos, veterinário da Ematerce.


De acordo com o consultor do Globo Rural, o veterinário Enrico Ortolani, ao constatar os sintomas da doença o proprietário deve buscar atendimento veterinário. Ele explica ainda que a conjuntivite bovina não é uma zoonose, ou seja, não contamina os seres humanos.


Fonte: www.g1.globo.com

Anterior
Anterior

Prova de ganho de peso inscreva-se aqui conosco até o dia 29/4

Próximo
Próximo

Frigoríficos "abertos" detêm 35% dos abates