CRIADORES DE BRANGUS DE 2008

ABB relembra criadores destaque no site. Hoje: Rui Sawitkzi, Edison Laroca Filho, Ricardo Weiler

Nos estados do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, esses três criadores mostram que a raça se adapta em todo o Brasil. No quarto dia dedicado ao quadro Criador da Semana, destaque em 2008, você relembra a história dos CRIADORES DE 2008: Rui Sawitkzi, Edison Laroca Filho, Ricardo Weiler. Para ler a matéria completa de cada um deles, basta clicar no link sobre o nome de cada um.

Auto-suficiência à empresa, esse foi o motivo que levou o criador Rui Gilberto Sawitkzi, da Companhia Agropecuária Agrosan, de Juara, no Mato Grosso, dar início a criação de Brangus, nove anos atrás. A decisão rendeu resultados e hoje a empresa colhe os frutos. Com uma propriedade situada no centro-oeste do país, local conhecido pelas altas temperaturas, a raça Brangus não deixou a desejar e o alto desempenho dos animais se assemelha aos resultados de criações de todo o Brasil. Para Rui Sawitkzi: “Cruzamento bem feito com a raça certa é só sucesso”.

Veterinário da Agropecuária Guapiara, empresa com matriz em Castro (PR) e fazendas no Paraná, São Paulo e Santa Catarina, Edison Laroca Fontoura Filho acredita no crescimento da raça Brangus no Brasil. Há 14 anos na pecuária, não demorou para perceber que em propriedades com tão variada topografia e climas bem definidos, a boa adaptação do Brangus seria aposta certa. Tradicional no ramo de reflorestamento e agricultura, a Guapiara resolveu investir na pecuária como forma de diversificação e encontrou na raça Brangus resultados rentáveis. “Apesar de não ter tradição em pecuária [a empresa] é baseada em resultados”, garante Laroca.

Escolhido como jurado da raça Brangus na Expointer 2008 por votação de sócios, Ricardo Weiler é quase uma unanimidade em conhecimento de Brangus. Na raça desde os primeiros testes da Embrapa e da fundação da ABB, em 1979, Weiler optou por seguir a escolha do pai, Ivo Weiler, na criação de Brangus por um simples motivo: “Confio em sua performance”. Prestes há completar 30 anos como criador, ele não tem dúvida do futuro do animal em todo país, pois para ele: “O país não vai parar de buscar qualidade”. Gaúcho, proprietário da Estância Primavera em Lavras do Sul, Weiler conta um pouco da história de sua família.

Anterior
Anterior

CRIADORES DE BRANGUS DE 2008

Próximo
Próximo

CRIADORES DE BRANGUS DE 2008