Criatórios ofertarão 140 reprodutores Brangus
2º Leilão Virtual Brangus HP & Brangus do Sertão, animais que serão ofertados são avaliados e genotipados
O criatório Brangus HP, referência na seleção e produção de animais melhoradores da raça Brangus, prepara, no dia 21 de setembro, a venda de 110 reprodutores de gerações avançadas, dez doadoras reservas de plantel e 50 fêmeas 3/8 oriundos de um plantel que já completou mais de 20 anos de seleção em Martinópolis/SP. O evento será transmitido pelo Canal do Boi, às 14h, no horário de Brasília.
Além disso, participando pela quarta vez dos remates organizados pela Brangus HP, o selecionador Ruyter Silva Filho, da Brangus do Sertão, ofertará também 30 touros registrados pela Associação Brasileira de Brangus, com 24 meses de idade e pesando, em média, 600 Kg. Animais esses que detêm em seu DNA sangue dos principais touros Brangus da atualidade, como Spartacus, Francesco, Espartano e Priscus.
A propósito, os 140 reprodutores que passarão pelo martelo dos leiloeiros Lourenço e João Campo, da Central Leilões, possuem o mesmo berço de grandes campeões nas mais disputadas exposições nacionais e também da Argentina, a exemplo de Palermo. Apenas no país vizinho existem 1.500 filhos avaliados de Spartacus, o campeão de vendas de sêmen na raça Brangus, com mais de 150 mil doses comercializadas.
“Todos os exemplares em oferta, no dia 21 de setembro, passaram por um rigoroso processo de avaliação genética, que, no caso da Brangus HP, é realizado pelo programa de melhoramento genético da Associação de Brangus Argentina, o ERBra, que já avaliou mais de 600 mil animais, gerando dados objetivos de facilidade de parto, fertilidade, conformação, precocidade e musculatura”, destaca Ladislau Lancsarics, diretor da Brangus HP.
Ainda, segundo o promotor do leilão virtual, outro projeto pioneiro realizado pelo criatório do interior paulista é a avaliação de carcaça por ultrassonografia, conduzido pela empresa DGT Brasil, da especialista Liliane Suguisawa. “Com apoio dessa consultoria, nos últimos 3 anos, comercializamos cerca de 500 touros com avaliação de carcaça”, estima Lancsarics.
Atendendo a uma demanda de mercado, os touros ofertados no leilão terão o certificado GeneStar Black, do Clarifide, tecnologia genômica para informar se os animais são pretos homozigotos ou heterozigotos. Essa é uma informação de suma importância para a tomada de decisão dos produtores.
Já Ruyter Silva ressalta também a rusticidade dos animais Brangus de ambos criatórios, pois ele utiliza, há duas décadas, os reprodutores Brangus HP para cobrir a vacada em suas propriedades na região de Coxim/MS, considerada o portal do Pantanal, e no Chaco paraguaio, região semiárida onde os animais enfrentam calor intenso, com baixos índices pluviométricos durante os 365 dias do ano.
“Geralmente, os produtos desses touros vão para terminação com 24 meses de idade, pesando 500 kg, a pasto, com suplementação apenas no período de engorda. Isso viabiliza, em muito, os ganhos de produtividade da fazenda, uma vez que diminuímos, aproximadamente, um ano de recria”, explica o pecuarista da Brangus do Sertão.
Para Lancsarics Jr, o reprodutor é um atleta e precisa ter uma alimentação diferenciada. Todavia, esse animal deve ser condicionado para ganhar peso naturalmente, até próximo à época do remate. “Graças ao manejo realizado, os touros da Brangus HP vão ganhando peso no decorrer do seu desenvolvimento. Assim, nós só fornecemos pasto e proteico-energético, durante a estação seca, quando os reprodutores também recebem silagem a campo, juntamente com ração, para que possuam energia à cobertura da vacada durante a estação de monta”, conclui.
Fonte: Compre Rural
Foto: Fábio Fatori