Brangus aprova mudanças em estatuto na Expointer 2024
A Associação Brasileira de Brangus (ABB) aprovou, neste domingo (25/8), mudanças no estatuto da entidade em assembleia geral na Expointer 2024. O encontro reuniu os criadores no Tatersal Carlos Rivacci Sperotto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), além de pecuaristas de outras regiões de forma virtual. “Essa é uma atualização para facilitar questões burocráticas aos nossos associados. E, como é de interesse deles, nada melhor do que ouvi-los”, afirma o presidente da entidade, Cacaio Osório.
Entre as mudanças aprovadas, está o regramento para criação de núcleos da raça. A assembleia definiu que, a partir de agora, os núcleos serão estaduais, garantindo um ordenamento dos agrupamentos licitais a fim de fomentar a raça nas diferentes regionais de forma ordenada e mais fortalecida. “Queremos estimular núcleos fortes e, para isso, acreditamos na centralização dos núcleos em estados”, aponta o dirigente. Atualmente, o único núcleo em atividade é o Núcleo Brangus Sul. Paraná, Santa Catarina e São Paulo também estudam a organização de seus núcleos.
Segundo o presidente do Conselho Administrativo da ABB, Ricardo Amorim, as alterações realizadas visam esclarecer ainda mais as informações aos criadores. “Oxigenamos o estatuto para ter uma dinâmica melhor em alguns aspectos. Para que, nas assembleias, possamos ter reuniões virtuais. Da mesma forma, reuniões de conselhos e voto eletrônico. Isso faz com que o associado possa estar mais próximo de todos os caminhos da associação nas gestões”.
Crédito: Nataly Porto