Dia de Campo no PR reúne 70 pecuaristas
Cia Guapiara mostra importância do planejamento sanitário estratégico
A Cia. Guapiara, projeto pecuário paranaense especializado na criação de Brangus, e a Merial Saúde Animal realizaram no final de setembro um dia de campo, na propriedade de Imbituva/PR, com objetivo de mostrar a produtores locais a importância do planejamento sanitário na criação de gado. Durante o evento, que reuniu cerca de 70 pecuaristas, foi apresentado o programa sanitário em uso na propriedade e os marcadores moleculares IGENITY®, tecnologia que, em essência, consiste na análise de DNA bovino que traz informações importantes para o melhoramento genético, manejo nutricional e sanitário, e outros.
O destaque da programação foi o Personal Vet, programa sanitário personalizado da Merial, oferecido aos clientes integrantes do Programa SOMA da empresa. Este é o caso da Cia. Guapiara, que há três anos conta com assessoria da empresa nas questões sanitárias do projeto. Adauto Silva, coordenador técnico da Merial, explica que o Personal Vet envolve um completo raio-x da propriedade, com avaliação detalhada de todas as necessidades do rebanho, relacionadas à saúde animal ou não. Após o processo de avaliação, a equipe da Merial propõe um programa de melhorias na propriedade e também um cronograma de manejos sanitários, que visam, sobretudo, a otimização dos índices zootécnicos do rebanho e dos resultados econômicos da fazenda.
"Sem um planejamento sanitário estratégico, é praticamente impossível alcançar e manter bons resultados, principalmente com raças adaptadas. Vimos durante o evento que muitos pecuaristas mostraram-se interessados em conhecer melhor o programa sanitário", conta o coordenador. De acordo ele, investimentos em sanidade animal são cruciais para aumentar a produtividade e rentabilidade de um projeto pecuário. Adauto cita uma pesquisa realizada pela Scot Consultoria, a pedido da Merial, que envolveu análises detalhadas de vários projetos pecuários, onde a sanidade animal, embora seja responsável por 1,5% a 5% dos custos totais da criação, determina até 30% do resultado econômico final.
Marcadores Moleculares IGENITY® - Outro destaque da programação foram os marcadores moleculares IGENITY®, novidade que a Merial disponibiliza ao mercado brasileiro, para gado zebuíno e taurino, que promete provocar nova revolução na pecuária de corte, de acordo com a empresa. A tecnologia, por meio da análise de DNA do bovino, é capaz de selecionar no rebanho animais com pré-disposições genéticas para características produtivas. Na pecuária de corte, por exemplo, animais com pré-disposição para ganhar peso mais rapidamente, gerar maior volume de carcaça no frigorífico, produzir carne marmorizada e macia, entre outras avaliações.
Mais informações sobre Personal Vet - www.merial.com.br ou 0800 888-8484
Fonte: www.grupocultivar.com.br