Associação Brasileira de Brangus

View Original

Embrapa aposta em projeto de carne de qualidade

Em busca da carne de qualidade, surge, no país, um projeto capaz de aliar quatro centros de pesquisa. O projeto BifeQuali, apresentado à comunidade nesta semana durante Workshop, atende as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, através da parceria entre Embrapa Gado de Corte, Embrapa Meio Norte, Embrapa Pecuária Sudeste e Embrapa Pecuária Sul - unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-Mapa. O evento foi realizado na sede e nos campos experimentais da Pecuária Sul, em Bagé/RS.

O encontro disponibilizou estudos sobre estratégias genéticas para a produção de carne de qualidade aplicados nas quatro regiões brasileiras. Atributos como maciez, aroma, cor e sabor foram debatidos durante os três dias da atividade. O pesquisador Fernando Flores Cardoso, responsável pelas ações do projeto na região Sul, explica que o dia de campo, promovido na última-terça-feira, 19 de maio, bem como as demais atividades do evento, apresentaram o que há de resultados concretos nesta área, e, ainda, novas linhas de ação que vinculem a qualidade da carne às particularidades dos ambientes de criação e sistemas alimentares adotados em cada região. A idéia, segundo o pesquisador, é buscar, através do melhoramento genético (seleção e cruzamento), animais adaptáveis a esta região e que atendam, ainda, não só uma demanda do mercado, mas o consumidor final. "É fundamental termos animais adaptados ao nosso ecossistema, e não alterá-lo para que sirva às condições do animal não adaptado", defende Fernando.

Na região Sul, o projeto compreende as raças Hereford e Angus, raças britânicas utilizadas para obter uma carne de qualidade, além das raças Nelore e Caracu em busca da rusticidade, adaptação e heterose, características fundamentais para a produção em ambientes menos favoráveis.

Jorn.Cristiane Betemps-MTb 7418-RSbetemps@cppsul.embrapa.br