Embrapa lança manual digital para produtor de gado de corte

Publicação propõe-se como informativo do Programa de Boas Práticas Agropecuárias, adotado pela entidade desde 2005

A Embrapa Gado de Corte lança o manual digital depois de quase dez anos de Programa de Boas Práticas Agropecuárias para facilitar o processo de divulgação e capacitação de produtores e funcionários, a Embrapa Gado de Corte disponibiliza a partir deste mês o Manual Digital de Boas Práticas Agropecuárias. O conteúdo foi adaptado para o cenário virtual, prevalecendo as temáticas trabalhadas pelo Programa: gestão da propriedade, função social do imóvel, gestão dos recursos humanos, gestão ambiental, instalações, manejo pré-abate, bem-estar animal, pastagens, suplementação alimentar, identificação animal, controle sanitário e manejo reprodutivo.
– Em formato assincrônico, no qual o usuário não precisa estar conectado, simultaneamente, e sem a necessidade de um tutor, o Manual será em módulos para facilitar o entendimento. Os temas poderão ser acessados individualmente, facilitando a busca pelas informações. Haverá ainda um "avatar" para estimular o contato com legendas e áudio – conta Luiz Antonio Dias Leal, analista de comunicação da Embrapa, responsável pela atividade.
Além disso, o grupo disponibilizará o material em CD-ROM para as fazendas cadastradas e com dificuldades em acesso à rede. O coordenador geral do BPA e pesquisador da Embrapa, Ezequiel Rodrigues do Valle, acredita e confia na nova ferramenta e sua importância para a cadeia produtiva. Ela está disponível gratuitamente na página eletrônica do Programa.
Os conceitos BPA também deram suporte à elaboração da Série Qualidade e Segurança Alimentar/Carne Bovina do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Valle participou como consultor técnico na construção de cartilhas como Boas Práticas Agropecuárias para produtores de carne bovina, Boas Práticas Agropecuárias para a indústria de carne bovina, Guia do Consumidor PAS-Carne Bovina (campo), entre outras.
O Programa BPA é um conjunto de normas e procedimentos que devem ser observados pelos produtores com a finalidade de tornar as propriedades mais rentáveis e competitivas. Começou em 2005, com o treinamento de técnicos agropecuários do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS).
A partir de 2007, tornou-se nacional envolvendo as principais regiões de pecuária de corte do país e as Unidades da Embrapa transformaram-se em polos de difusão. Em 2011, recebeu o reconhecimento oficial do MAPA, Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Trabalho e Emprego, instituindo o Programa Nacional de Fomento às Boas Práticas Agropecuárias, com extensão da proposta às cadeias de frango, suíno e gado de leite.
Adequar-se ao Programa requer investimento e os bovinocultores podem contar com recursos para tal. O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criou uma linha de crédito, denominada Inovagro, com financiamento a juros baixos e excelentes prazos de pagamento. Em Mato Grosso do Sul há agentes financeiros do BNDES com essa linha e que estão analisando as propostas.
Mais informações no site: http://cloud.cnpgc.embrapa.br/bpa/
Fonte: EMBRAPA

Anterior
Anterior

Panorama das exportações de carne bovina in natura

Próximo
Próximo

Valorização da carne sem osso perde força no atacado