Embrapa Realiza Curso Sobre Qualidade De Carne
A Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS) promove, de hoje a 30 de outubro, o Curso Internacional de Análise Sensorial de Carne e Produtos Cárneos, com a participação de Carlos Sañudo Astiz, professor e pesquisador da Universidade de Zaragoza (Espanha).
Com carga horária de 51 horas de aulas teóricas e práticas, a turma do curso já está definida com 20 alunos, entre médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos, professores universitários e outros profissionais que trabalham com a qualidade da carne. A coordenação é do pesquisador Sérgio Gonzaga.
O evento é uma realização da Embrapa Pecuária Sul, da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade de Zaragoza, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais do Rio Grande do Sul (Sedai), a Agência Sul-Americana de Desenvolvimento (Adesul), e o Grupo Ovino Pelotas (Govi). A programação será iniciada às 20h30 desta segunda-feira, com a palestra “Pontos críticos de manejo que influem na qualidade da carne”, ministrada por Carlos Sañudo no salão nobre da Associação e Sindicato Rural de Bagé (RS). Promovida em parceria com a Associação e Sindicato Rural de Bagé, a palestra é aberta ao público.
Os objetivos do curso são oferecer conhecimentos sobre a qualidade da carcaça e suas implicações biológicas na carne; entender as transformações do músculo em carne; saber o que é qualidade instrumental da carne; conhecer os aspectos teóricos e práticos básicos da análise sensorial, do recrutamento, da seleção dos painelistas, dos órgãos dos sentidos, das instalações, dos treinamentos de painéis e dos fatores que influem na avaliação da qualidade da carne através dos sentidos; participar de painel de avaliadores de carne, coleta de dados, análises estatísticas e interpretação dos resultados; e promover a discussão sobre as alternativas práticas e sustentáveis para a produção de carne de qualidade e a organização da cadeia produtiva.
A realização do curso também marca a reinauguração do Laboratório de Carnes da Embrapa Pecuária Sul, totalmente reformado e ampliado com recursos de R$ 300 mil do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa).
Fonte: www.cppsul.embrapa.br