Encerrado treinamento para controle da raiva
Terminou sexta-feira (10/08), em Cáceres/MT, o treinamento do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros, promovido pela Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O treinamento, que durou cinco dias, teve como objetivo capacitar os profissionais sobre como capturar morcegos (Desmodus rotundus), principal transmissor da raiva dos herbívoros, e orientar sobre os principais locais de refúgio desses animais.
Cerca de 80 técnicos agropecuários dos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal, que participaram do treinamento, receberam um kit para auxiliar na captura dos morcegos. Os técnicos foram a campo identificar os locais utilizados como abrigo, que são currais, casas abandonadas, cavernas e buracos.
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Controle da Raiva de Herbívoros/Mapa, Carla da Silva Goulart, os kits deverão ser "disponibilizados a todos estados da federação que se comprometerem a realizar, por um ato legal desse estado, a formação de equipes exclusivas de captura. Logo depois da formação dessas equipes, o Ministério faz a transferência desses kits".
Cada kit contém cerca de 76 itens: rádios receptores, rádios comunicadores, GPS, redes de captura de morcegos, pastas vampiricidas, material de segurança dos técnicos e lanternas. Esse foi o segundo treinamento deste ano. Os próximos estão marcados para setembro, em Porto Velho (RO), e outubro, em Pesqueira (PE).
Doença
De acordo com o superintendente federal de agricultura no Mato Grosso, Paulo Antônio da Costa Bilego, após o treinamento, os técnicos farão o controle da doença nos seus estados. "Se conseguirmos fazer com que o controle ocorra na região rural, evitaremos que a doença chegue no meio urbano", disse.
A raiva pode acometer todos os mamíferos e é fatal. O Dia Mundial da Raiva, 8 de setembro, foi instituído para aumentar a conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e do controle da doença.
Fonte: http://www.agricultura.gov.br