ES: última semana para vacinar o rebanho contra febre aftosa
Termina no dia 31 de maio a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Nesta fase, devem ser vacinados os bovinos e bubalinos (búfalos) com até dois anos de idade.
As vacinas devem ser adquiridas em lojas agropecuárias cadastradas e só podem ser compradas durante o período da campanha. A vacinação é obrigatória, sendo realizada pelos próprios produtores.
Após o procedimento, o produtor deve comparecer ao escritório do Idaf em seu município, até o dia 10 de junho, levando a nota fiscal da vacina, a ficha de produtor e a declaração de vacinação, além de informar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral. O Instituto orienta que os produtores não deixem a comprovação para os últimos dias, pois pode haver grande fluxo de pessoas.
Os proprietários que não comprovarem a vacina estão sujeitos a multa, que pode variar de R$ 200 a R$ 25 mil, dependendo da quantidade de animais. Além disso, a propriedade fica impedida de movimentar seus bovinos e bubalinos até que a situação seja regularizada.
Fonte: Governo do Espírito Santo