Estreantes brilham na ExpoBrangus

A ExpoBrangus 2021, que terminou no último domingo (30/5) em Uruguaiana (RS), foi marcada pelo grande número de participantes e pela qualidade diferenciada dos animais. Estiveram no Parque de Exposições da Agrícola e Pastoril 25 criatórios de todo o Brasil, que levaram 50 animais de argola, 87 individuais e 33 trios. Muitos dos pecuaristas estavam estreando em julgamentos, o que mostra a expansão da raça em todo território brasileiro, posicionando o Brangus como uma importante ferramenta de produção da pecuária competitiva.

O número de registros na Associação Brasileira de Brangus (ABB) foi recorde em 2020. Até dezembro do ano passado foram realizados 22.409 serviços de registros genealógicos na entidade, o que representa uma alta de 22%. Em 2019, foram feitos 18.301 serviços de registros. E a tendência é de crescimento também neste ano. De janeiro a abril de 2020 foram realizados 2.188 serviços de registros, enquanto no mesmo período deste ano o número ficou em 3.056, um crescimento de 39%.

Outro número que apresentou alta foi o da quantidade de sócios, com um incremento de 13%. Segundo a ABB, a raça abrangeu novos associados em 12 Estados brasileiros - Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Estreia de luxo - A Fazenda Mãe Rainha, de Lages (SC), conquistou o titulo de Grande Campeão no julgamento dos machos de argola com o touro tatuagem Mãe Rainha X05 logo na estreia em exposições da raça Brangus. O reprodutor é filho de Origenes Elegido L3943 – Terço e Maçambará LA 55. “O nosso criatório está na primeira geração e entramos nas exposições em uma pista muito pesada, com concorrentes de muita qualidade”, afirmou o criador Edson Ribeiro Colombo. A propriedade está localizada no berço da pecuária catarinense, na Coxilha Rica, e é referência nacional na criação de bovinos Hereford e Braford.

O atual presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Eduardo de Souza Soares, estreou em um julgamento do Brangus levando os títulos de Grande Campeã dos animais de argola, com a fêmea tatuagem Impenetrable 24, e de Reservado Grande Campeão, com o touro tatuagem Impenetrable 19, irmão inteiro da Grande Campeã.

Soares, médico veterinário que administra a Fazenda Carcávio, de Santana do Livramento (RS), conta que a propriedade fez uma parceria com a cabanha Impenetrable, da região do Chaco, na Argentina, para importação de embriões Brangus. “Sou criador de Braford há 30 anos, mas estamos entrando no Brangus para diversificar e ganhar mercado”, explicou.

A Reservada Grande Campeã da ExpoBrangus 2021 foi a tatuagem TEIB 107, da Fazenda Quatro Linhas, de Guaíba (RS), do ex-técnico do Grêmio e da Seleção Brasileira Mano Menezes. A terneira, de 314 quilos, é filha do touro LaConquista 68 TE – Cafeteiro e da vaca Sultana Jackie 1131 FRA 439 TE. “Estamos muito felizes de começar com o pé direito nas exposições”, salientou Camilla Menezes. Além do Brangus, há dois anos a propriedade também cria animais das raças Angus e Ultra Black e está importando embriões Brangus da Cabanha La Sultana, da Argentina. “Queremos abrir mercados”, completa Camilla.

Edson Ribeiro Colombo, Fazenda Mãe Rainha de Lages (SC)

Edson Ribeiro Colombo, Fazenda Mãe Rainha de Lages (SC)

Eduardo de Souza Soares, Fazenda Carcávio de Santana do Livramento (RS)

Eduardo de Souza Soares, Fazenda Carcávio de Santana do Livramento (RS)

Álvaro Dumoncel e Camilla Menezes, Fazenda Quatro Linhas de Guaíba (RS)

Álvaro Dumoncel e Camilla Menezes, Fazenda Quatro Linhas de Guaíba (RS)

Anterior
Anterior

PAD mediu desempenho da raça Brangus

Próximo
Próximo

Os campeões da ExpoBrangus 2021