Associação Brasileira de Brangus

View Original

Expectativa positiva para os criadores de Brangus na Expointer

Em uma edição com retração no número de inscritos em praticamente todas as áreas, poucos setores tem a condição de comprovar crescimento. A raça Brangus está dentro deste seleto grupo. De 53 animais em 2016, o número de animais participantes em 2017 passou a 59.

O presidente do Núcleo Brangus Sul, Pedro Surreaux Ribeiro Tellechea, confirma o momento positivo. “Nossa expectativa já foi superada, pois tivemos um incremento de inscrições, ao contrário de outras raças. Estamos atraindo pessoas de todo o país e também de países vizinhos, que vem apreciar o desenvolvimento de nossa genética”, relata.

Para a Associação Brasileira de Brangus, os números da Expointer refletem uma conjuntura mais ampla. O diretor de relações internacionais, Fernando Barros Waihrich, confirma que além de mais animais na feira, aumentou o número de expositores e de criadores no país. Ou seja, “isso nada mais é do que o aumento da demanda pela raça”. Segundo ele, a utilização do Brangus para o cruzamento industrial no Centro-Oeste, para onde embarcam 60% dos touros leiloados no Rio Grande do Sul, garante 100% de liquidez nas vendas.

Waihrich também argumenta que a raça é a que traz maior retorno, com carne de qualidade e valorização pelas indústrias com os programas de bonificação. “Ao mesmo tempo que melhora o produto final, deixa mais renda ao produtor”.

PROGRAMAÇÃO 
28/08 
14 horas - Julgamento de classificação de animais de argola 
19 horas - Coquetel entrega de prêmios 
Leilão Noite dos Campeões 

03/09 
Saída dos animais do parque

Fonte e foto: Paulo André Dutra/Portal do Produtor