Exportação de carne bovina em Mato Grosso reduz 27,5% em setembro

A exportação do volume de carne em equivalente carcaça em Mato Grosso reduziu 27,5% em setembro, na comparação com o mês de agosto, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). De acordo com boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgado nesta segunda-feira (13), a redução da comercialização no mercado externo aconteceu principalmente pela diminuição de 90% das importações de carnes brasileiras pela Venezuela.
Como o estado corresponde por 40% do total de exportações àquele país, a arrecadação diminuiu em mais de R$ 30 milhões em setembro. Segundo o indicador do Instituto, de 10,10 mil toneladas em equivalente carcaça exportadas em agosto para a Venezuela, o estado reduziu para apenas 870 toneladas em setembro.
"Estima-se que a alimentação dos venezuelanos dependa em aproximadamente 60% das importações, ou seja, com o preço internacional do barril de petróleo a US$ 95,98 em setembro (menor desde junho de 2012), é possível entender tamanha queda na compra da carne mato-grossense em apenas um mês, tendo em vista que estão abastecidos com o montante de carne congelada comprada nos meses anteriores", explicam os analistas do Imea.
Por outro lado, a Rússia aumentou mais de 2 mil toneladas em equivalente carcaça na comparação de agosto para setembro, passando de 5,42 mil toneladas para 7,86 mil toneladas, respectivamente. Com isso, o país foi responsável no mês de setembro por 37,02% das exportações da proteína bovina mato-grossense.
Com esses números, o total da exportação do estado caiu de 29,30 para 21,25 mil toneladas em equivalente carcaça, de agosto para setembro. "Dado isso, o cenário de incerteza paira no ar, devido à situação adversa dos dois principais importadores da carne bovina mato-grossense", conclui o relatório do Imea.

Fonte: G1

Anterior
Anterior

Carne bovina sobe menos que o esperado no IPC da Fipe

Próximo
Próximo

Egito suspende embargo à carne bovina de Mato Grosso