Piratinizinho e Sonho e Realidade levam grandes campeonatos Brangus da Fenagen

As fazendas Piratinizinho, de Piratini (RS), e Sonho e Realidade, de Água Doce (SC), venceram os grandes campeonatos da raça Brangus na Feira Nacional de Genética Promebo (Fenagen). Com um julgamento diferenciado, o qual considerou, além do fenótipo dos animais, o seu desempenho genético, a Piratinizinho levou o título de grande campeã(ão) Terneira, Terneiro e Touro Jovem, com os exemplares de tatuagem 1269, 1252 e 968, respectivamente. “Essas vitórias são reflexo do trabalho que a gente vem desenvolvendo dentro da fazenda, buscando animais que são fenotipicamente superiores, mas que também tragam junto dados de desempenho e de produtividade”, aponta Gustavo Fischer, um dos proprietários da cabanha. Segundo ele, a propriedade investe em avaliações genéticas e acredita que, de fato, essa seleção garante rentabilidade para dentro das porteiras.

Completando uma quinta-feira (1/8) de vitórias para a Piratinizinho na Fenagen, a fazenda ainda arrematou o título de reservada grande campeã Terneira, com o exemplar de tatuagem 1220, e de terceira melhor Terneira, com o animal de tatuagem 1211. No campeonato Terneiro, a propriedade também levou todos os prêmios para casa. Sagrou-se reservada grande campeonato, com o lote de tatuagem 1258, e terceiro melhor Terneiro, com o exemplar de tatuagem 1259. Da mesma forma, garantiu o pódio no campeonato Touro Jovem, ficando com o mérito de reservado, com o animal de tatuagem TE987, e de terceiro melhor Touro Jovem, com o exemplar de tatuagem TE1008. “Ficamos muito felizes com esse resultado na Fenagen, uma feira que está começando e tem um futuro promissor pela frente, pois acreditamos que esse é um modelo que deve ser buscado nos próximos anos para seleção de animais superiores”, comemora Fischer.

O mérito de grande campeã Fêmea Jovem ficou com a Fazenda Sonho e Realidade, com o animal de tatuagem FIV02. “Estamos muito felizes em conquistar este prêmio com nossa primeira geração Brangus, com uma de nossas fêmeas que também é líder de Sumário de Fêmeas Jovens do Promebo da raça. Isto vem de encontro com aquilo que buscamos na fazenda e é mais uma prova de que o Promebo é uma excelente ferramenta para a evolução da pecuária”, afirma Wanderley Berté. O título de reservada grande campeã Fêmea Jovem da Fenagen foi conquistado pela Sigma Brangus, de Santana do Livramento (RS), com o exemplar de tatuagem S70F.

Presidente do Núcleo Brangus Sul, Gabriel Barros, foi o jurado da raça na exposição. Segundo ele, a qualidade dos animais colocados em pista era muito expressiva. “Foi um desafio julgar os exemplares por características e atribuindo notas a elas, mas, ao mesmo tempo, bastante interessante ver os resultados finais sendo balizados pelos dados genotípicos. Sem dúvida, a partir de agora aquelas pessoas que não davam tanto valor aos números, passarão a ver que se tem condições de buscar animais com excelente visual e também com bons dados”, avalia.

A Fenagen faz parte da programação das comemorações aos 50 anos do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) e ocorre até domingo (4/8) no Parque da Associação Rural de Pelotas (RS). A Associação Brasileira de Brangus (ABB) marca presença também com estande para receber os criadores e, inclusive, com parte de sua diretoria: presidente da associação, Cacaio Osório, e diretor de Marketing, João Paulo Schneider da Silva, o Kaju.

Crédito da foto: Ândrea Plotzki Reis

Anterior
Anterior

Brangus celebra 45 anos de olho no futuro da raça na Expointer 2024

Próximo
Próximo

Prova inédita de eficiência alimentar em fêmeas Brangus terá 41 animais