Associação Brasileira de Brangus

View Original

Frio intenso deve reduzir taxa de natalidade

Baixas temperaturas em diversas regiões do país devem agravar oferta de bezerros no próximo ano

Os impactos dos fatores climáticos deste ano devem impactar a produção da pecuária nas próximas temporadas. Com as pastagens prejudicadas pelo longo período de estiagem e as recentes geadas em diversas regiões do país, a taxa de natalidade de bezerros deve cair consideravelmente.

“Viemos de uma forte seca nos últimos meses e estamos em um período de geadas. Com isso as matrizes tendem a parir menos bezerros e a oferta tende a ser ainda menor em 2017, dando sustentação aos preços do boi gordo no primeiro semestre”, destaca Alcides Torres, da Scot Consultoria, durante a BeefExpo, em São Paulo, SP.

O pesquisador Sergio De Zen, do Cepea/Esalq, reitera que as fêmeas que estão sendo emprenhadas nessa época do ano são as que ficaram vazias na última estação de monta, com isso a baixa temperatura deve causar maior perda embrionária e abortos. “É fundamental que a fêmea esteja bem alimentada. Se estiver subnutrida, pode até morrer”, afirma.

Outro fator prejudicial citado pelos especialistas é a falta de investimentos em pastagens por parte dos produtores. “Sem dúvidas os produtores destinam poucos recursos para reforma e variação de pastagens. A pecuária brasileira é reconhecida por ser uma atividade a pasto e investimentos nesse segmento são fundamentais para aumentar a produtividade do setor. Quem tinha pasto verde no período de chuvas que precedeu as geadas, conseguiu amenizar os impactos do frio”, conclui De Zen.

Fonte: Portal DBO