Genética com tecnologia embarcada

Fazenda Garibaldi se destaca pelo uso de modernas ferramentas de seleção genética do plantel Brangus

Quando realizou seu segundo leilão, em 29 de julho deste ano, a Brangus CR&F, de propriedade dos irmãos Cassiano Camargo e Rafael Franco de Camargo, anunciou que estava oferecendo aos pecuaristas uma genética com tecnologia embarcada. E não se tratava apenas de uma estratégia de marketing para atrair mais compradores para o evento, que foi promovido pela Panorama Leilões e teve o apoio da Associação Brasileira de Brangus (ABB).

Rafael Camargo e Cassiano Camargo

Rafael Camargo e Cassiano Camargo

Todos os touros e as matrizes da raça Brangus que foram levados à pista da Fazenda Garibaldi - localizada no município de Medianeira, no Oeste do Paraná -, haviam sido avaliados pelo programa de melhoramento genético Natura, da Gensys. Tinham paternidade e a pelagem comprovada por testes de DNA, além de terem sido submetidos a exame de ultrassonografia de carcaça.

“No nosso segundo leilão, nós fomos o primeiro criatório do Brasil a ofertar animais 100% genotipados e com DEP’s genômicas, todos com teste de paternidade, pelagem e mocho por meio de exame de DNA”, ressalta Cassiano, acrescentando que a propriedade foi pioneira no estado do Paraná ao oferecer animais dupla marca. “Quando optamos por criar a raça Brangus, decidimos fazer algo diferente e, desde então, usamos todas as ferramentas disponíveis no mercado para a seleção”, ressalta o produtor.

Cassiano Camargo. Foto: Marcelo Costa

Cassiano Camargo. Foto: Marcelo Costa

Cassiano e o irmão criavam gado comercial há cerca de 20 anos e, ao menos há uma década, já usavam Inseminação Artificial (IA) em bovinos da raça Angus. Em 2017, eles criaram o projeto Brangus CR&F e iniciaram a seleção genética apartando as novilhas meio sangue mais destacadas para absorção da raça Brangus. E, no ano seguinte, começaram a comprar matrizes 3/8 para montar o plantel. Atualmente, o rebanho é formado por 80 fêmeas Brangus registradas e em produção, além de matrizes comerciais utilizadas como receptoras de embriões. “O objetivo da nossa criação é a seleção e evolução da raça Brangus. Trabalhamos com todas as tecnologias de seleção animal e o apoio de um técnico da ABB para conseguir equilibrar o desempenho com o padrão racial” sublinha o pecuarista.

O foco da Brangus CR&F é a comercialização de touros e matrizes. A propriedade não faz vendas diretas na fazenda - que tem sedes em Medianeira e Céu Azul, ambas no Paraná - e aposta no leilão próprio. “O remate deste ano foi muito bom e atraiu criadores da raça Brangus de todas as regiões do Paraná”, finaliza Cassiano.

brangus_cref_20211005_3.png

Fonte: Gustavo Paes (Grupo Futura)

Anterior
Anterior

ABB e Programa Embrapa Geneplus divulgam vencedores da Prova Top Brangus Embrapa 2021

Próximo
Próximo

Altas médias e liquidez dão a tônica no leilão Selo Racial 2021