Associação Brasileira de Brangus

View Original

Genética com tecnologia embarcada

Fazenda Garibaldi se destaca pelo uso de modernas ferramentas de seleção genética do plantel Brangus

Quando realizou seu segundo leilão, em 29 de julho deste ano, a Brangus CR&F, de propriedade dos irmãos Cassiano Camargo e Rafael Franco de Camargo, anunciou que estava oferecendo aos pecuaristas uma genética com tecnologia embarcada. E não se tratava apenas de uma estratégia de marketing para atrair mais compradores para o evento, que foi promovido pela Panorama Leilões e teve o apoio da Associação Brasileira de Brangus (ABB).

Rafael Camargo e Cassiano Camargo

Todos os touros e as matrizes da raça Brangus que foram levados à pista da Fazenda Garibaldi - localizada no município de Medianeira, no Oeste do Paraná -, haviam sido avaliados pelo programa de melhoramento genético Natura, da Gensys. Tinham paternidade e a pelagem comprovada por testes de DNA, além de terem sido submetidos a exame de ultrassonografia de carcaça.

“No nosso segundo leilão, nós fomos o primeiro criatório do Brasil a ofertar animais 100% genotipados e com DEP’s genômicas, todos com teste de paternidade, pelagem e mocho por meio de exame de DNA”, ressalta Cassiano, acrescentando que a propriedade foi pioneira no estado do Paraná ao oferecer animais dupla marca. “Quando optamos por criar a raça Brangus, decidimos fazer algo diferente e, desde então, usamos todas as ferramentas disponíveis no mercado para a seleção”, ressalta o produtor.

Cassiano Camargo. Foto: Marcelo Costa

Cassiano e o irmão criavam gado comercial há cerca de 20 anos e, ao menos há uma década, já usavam Inseminação Artificial (IA) em bovinos da raça Angus. Em 2017, eles criaram o projeto Brangus CR&F e iniciaram a seleção genética apartando as novilhas meio sangue mais destacadas para absorção da raça Brangus. E, no ano seguinte, começaram a comprar matrizes 3/8 para montar o plantel. Atualmente, o rebanho é formado por 80 fêmeas Brangus registradas e em produção, além de matrizes comerciais utilizadas como receptoras de embriões. “O objetivo da nossa criação é a seleção e evolução da raça Brangus. Trabalhamos com todas as tecnologias de seleção animal e o apoio de um técnico da ABB para conseguir equilibrar o desempenho com o padrão racial” sublinha o pecuarista.

O foco da Brangus CR&F é a comercialização de touros e matrizes. A propriedade não faz vendas diretas na fazenda - que tem sedes em Medianeira e Céu Azul, ambas no Paraná - e aposta no leilão próprio. “O remate deste ano foi muito bom e atraiu criadores da raça Brangus de todas as regiões do Paraná”, finaliza Cassiano.

Fonte: Gustavo Paes (Grupo Futura)