Goiás fará operação arrastão contra aftosa

Proprietários rurais de Goiás que ainda não apresentaram o atestado de
vacinação do gado contra febre aftosa devem ficar atentos. A primeira
etapa da campanha terminou no dia 31 e os produtores terão até cinco
dias após esta data para comprovar a vacinação, caso contrário, serão
submetidos à Operação Arrastão da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). A Operação Arrastão tem por objetivo fiscalizar todas as propriedades que não comprovaram vacinação. O proprietário que não executou o procedimento será multado em R$ 7,00 por cabeça, e  o
rebanho terá vacinação assistida por técnicos da Agrodefesa. 

Todas as despesas com vacina e com acompanhamento técnico ficarão por conta do produtor. A fazenda será interditada por seis meses e fará parte de uma lista de propriedades que terá vacinação acompanhada por dois anos.

De acordo com a assessoria de comunicação da Agrodefesa, ainda não foi fechado o balanço da primeira etapa da vacinação contra febre aftosa em Goiás, mas de acordo com os números apresentados até o momento, a expectativa é de que sejam alcançados mais de 98% de cobertura vacinal.

O Estado de Goiás é considerado, há onze anos, zona livre de febre aftosa, título oferecido pela Organização Mundial de Saúde Animal. Em novembro de 2006, obteve o índice de 97.2 na pontuação geral. 

Goiás é hoje o quarto rebanho do país com 20.283 milhões de cabeças, distribuídas em cerca de 125 mil propriedades rurais. O Estado só fica atrás dos  estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.  Goiás ocupa ainda, o segundo lugar na produção leiteira com 2,8 bilhões de litros de leite, o primeiro lugar é do estado de Minas Gerais.

A campanha de vacinação contra febre aftosa se realiza em duas etapas. A primeira acontece em maio e a segunda, no mês de novembro. Em 2006, a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa atingiu 98,73% do rebanho do estado. A segunda etapa encerrou com uma cobertura de 98,3%.

Para 2007, a expectativa é de que sejam superados os índices conquistados ano passado. O presidente da Agrodefesa, Maurício Faria, aposta na cobertura chegando a quase 100%.  

Informações adicionais: Seagro -  62 3201 89 05.

Fonte: www.grupocultivar.com.br

Anterior
Anterior

CNA divulga números do PIB

Próximo
Próximo

Embrapa/BA promove Semana do Meio Ambiente