Associação Brasileira de Brangus

View Original

Governo Argentino Admite Problema Na Pecuária

O ministro da Agricultura, Julián Domínguez, quer discutir esta semana com todos os membros da secretaria, soluções para frear a liquidação do estoque de gado e a crescente escassez de bezerros que estão prestes a determinar um 2010 um aumento do preços da carne bovina ao consumidor.

Na última reunião ocorrida entre Dominguez e os dirigentes da secretaria da agricultura já notou-se grande preocupação em relação à diminuição do número de vacas (a maioria foi abatida) e de prenhezes em decorrência da seca.

A liderança rural ficou satisfeita de o governo querer revitalizar o setor pecuário. Há quatro anos existe uma política interna para fixar os preços da carne dirigida pelo Secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno. As medidas urgentes para o setor já foram expostas desde o início do ano e ele alertou que 2010 pode chegar com grande aumento no preço do gado que rapidamente será repassado ao consumidor. Ainda segundo Moreno, é preciso liberar as exportações e permitir que o produtor receba melhores preços para que o negócio seja rentável.

Esta quarta-feira haverá uma reunião entre membros da agricultura e das instituições técnicas para discutir mudanças no sistema de controle do  Escritório Nacional de Controle Comercial Agropecuário (ONCCA). "O tema pecuária é fundamental e não escapa das discussões sobre o Oncca, visto que grande parte dos problemas é decorrente do controle das exportações" disse Domìnguez. 

Como primeira medida é esperada a regulamentação da Lei Agrícola de Emergência que passa a beneficiar os produtores de 14 províncias antes não amparados pela política das "concessões". Agora eles terão os benefícios fiscais e as dívidas refinanciadas. 


Fonte: www.agroparlamento.com