IZ terá Programa de Qualidade para Bovinos
O Instituto de Zootecnia (IZ), órgão ligado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), do Estado de São Paulo, através da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), deverá implantar em suas unidades localizadas nos municípios de Andradina e Nova Odessa, o "Programa Internacional de Qualidade Triplo A - Bovinos".
Para conhecer mais sobre o processo, técnicos e pesquisadores do Instituto participaram de um workshop, segunda-feira (9/07), na unidade de Andradina, com palestras do diretor-executivo da 'Triplo A - Normas', Wilson Tomanik e de Marcelo Holmo, diretor executivo da Certificadora Instituto Genesis/IGCert.
Foram abordados o processo de implementação da norma, seus critérios de análise, a busca da 'Triplo A' pelo processo de benchmarking (equivalência) com o protocolo europeu EurepGAP e a forma como serão realizadas as auditorias, pelos organismos de certificação.
Segundo Marcelo Holmo, "a intenção do workshop é a de mostrar aos técnicos e pesquisadores, que são os grandes difusores de idéias junto aos produtores, os requisitos desta norma, como modelo de certificação, e mostrar a grande oportunidade que os produtores terão com esta ferramenta na melhoria da gestão de qualidade e como esta certificação agregará maior valor na produção da carne".
O Programa Internacional de Qualidade Triplo A - Bovinos está buscando o benchmarking EurepGAP. Quando aprovado, será o único protocolo internacional para bovinos que prevê a atuação, simultaneamente, em todos os elos da cadeia produtiva. O programa atende às legislações de mais de 140 países, seguindo o conceito "From Farm to Table", ou seja, atua na fazenda, no frigorífico, no transporte e na distribuição e varejo. Em cada um desses elos da cadeia produtiva, o programa normalizará (regulamentará) os aspectos técnicos, sanitários, administrativos, sociais e de meio-ambiente. Será, também, o único protocolo do capaz de rastrear o produto desde o nascimento do animal até a gôndola do supermercado. Tudo isso faz do programa 'Triplo A - Bovinos' o mais rigoroso e abrangente protocolo de qualidade mundial.
Para Wilson Tomanik, diretor-executivo da 'Triplo A -Normas', "um produto com o 'Selo de Qualidade Triplo A' atenderá a todas as exigências técnicas, sanitárias e sócio-ambientais, de qualquer país do mundo. Os produtores, frigoríficos e traders, que obtiverem o certificado 'Triplo A - Bovino' terão um produto cuja qualidade pode ser efetivamente comprovada, garantindo 100% de segurança ao consumidor final. Além disso, a nossa certificação permite o acesso a vários mercados internacionais, com um grande valor agregado, o que garante melhores preços e lucros a todos os envolvidos na cadeia produtiva".
Através do certificado 'Triplo A', o IZ passará a ser uma importante referência brasileira e mundial na produção de pesquisas feitas em ambiente extremamente controlado, o que vai facilitar e agilizar a obtenção de resultados, inclusive com maior precisão. Nas unidades certificadas, serão desenvolvidas pesquisas em vários segmentos, como produção animal a pasto e também confinados; medição de emissões bovinas de gases do efeito estufa; melhoramento genético de forrageiras; forragicultura e pastagens; ambiência; produção e qualidade de carne; rastreabilidade; interação pecuária-agricultura; produção de sistemas inteligentes para pesquisa e gerenciamento de dados, entre muitas outras.
A Embrapa e várias outras instituições de pesquisas, públicas e privadas, já sinalizaram o interesse em fechar parcerias com o IZ para desenvolvimento de pesquisas em suas unidades certificadas 'Triplo A', informou a equipe do Instituto Gênesis.
Mais informações: (43) 3329-0015 ou 3377-1700 / www.institutogenesis.org.br
Fonte: www.grupocultivar.com.br