Japão Tem Salto No Consumo De Carne Bovina
O Japão consumiu 80.838 toneladas (equivalente-carne desossada) de carne bovina em outubro, 17% acima do mesmo período do ano passado.
O forte aumento foi em grande parte o resultado do aumento das importações (33% maior que em 2008). Além das expedições que chegaram durante o mês, parece que algumas cargas importadas congeladas, que tinham sido mantidas no armazém alfandegario também foram limpas e distribuídas no mercado pois o Japão se preparara para a época de alta no consumo de carne (outubro a dezembro).
O desempenho otimista do estilo ocidental de vida simbolizado pelo fast food (influência da Austália) e a redução dos preços no setor de varejo já que o Japão é um dos principais compradores de carne bovina refrigerada australiana, também ajudaram o crescimento do consumo de carne importada. Como resultado, o consumo de carne importada aumentou 27% em 12 meses, para 48.571 toneladas - o maior volume desde dezembro de 2003.
O consumo de carne doméstica japonesa também subiu 4%, para 32.267 toneladas. De janeiro até outubro, o consumo de carne bovina do Japão atingiu 690.732 toneladas, um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado.
É bom o Brasil ficar de olhos abertos para o Japão.
Fonte: www.meatinternational.com